Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Onças devoram homem em cidade do Brasil no ano de 2022 #boato

Onças devoram homem em cidade do Brasil no ano de 2022 #boato

Onças devoram homem em cidade do Brasil no ano de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fotos mostram onças e homem devorado por elas em cidade do Brasil no ano de 2022.

Sempre falamos que um dos principais indícios dos boatos online é o caráter vago de publicações. Falamos isso porque é por meio de mensagens vagas que uma informação pode se espalhar (com o mesmo texto) em localidades e épocas diferentes. É o caso da história de hoje.

Fotos de um homem morto e de supostas onças estão circulando na internet junto com relatos de que o ataque teria ocorrido em cidades do Brasil (vimos versões referentes a cidades do interior de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e outros estados). Leia uma das mensagens (versão genérica) que circula por aí:

NÃO SEI SE PROCEDEE!! O comentário na região seria de que tem onça rondando, inclusive que atacou uma pessoa. Aquele ditado que eu sigo mesmo que muitos não gostem. O SEGURO MORREU DE VELHO Não custa nada avisar, se não gostou do alerta, Arrasta pro lado e segue firme

Onças devoram homem em cidade do Brasil no ano de 2022?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que um anúncio como esse gera pânico e, infelizmente, pode resultar em ataques contra onças. Porém e apesar de termos que ter cuidado com animais selvagens (ninguém vai sair beijando uma onça), a informação sobre o ataque é falsa.

Além da mensagem, que tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis, o fato de a história se espalhar como de diversas localidades já começa a derrubar a tese de que ela é real.

Ao buscar sobre o assunto, encontramos diversos desmentidos de autoridades locais sobre o ataque das onças (aqui, aqui e aqui). Dois detalhes: as matérias apontavam que as imagens já haviam sido utilizadas em outros boatos (como em 2021 na Argentina) e que, na realidade, eram de um ataque de hienas (e não onça) na Índia em 2019.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que uma onça devorou um homem em uma cidade do Brasil no ano de 2022. Além de autoridades negarem qualquer informação sobre os ataques, as imagens que circulam online já foram utilizadas em textos que falam de outras situações passadas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso