Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Onça e vaca fazem amizade e são fotografadas em fazenda de Mato Grosso #boato

Onça e vaca fazem amizade e são fotografadas em fazenda de Mato Grosso #boato

Onça e vaca fazem amizade e são fotografas em fazenda de Mato Grosso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma onça e uma vaca fizeram amizade e foram fotografadas em uma fazenda do Mato Grosso. Após perder a mãe e ser amamentada pela vaca quando filhote, a onça, agora adulta, volta para visitá-la todos os dias.

O reino animal também é repleto de histórias impressionantes. E se tem algo que deixa os internautas curiosos e até comovidos nas redes sociais são os famosos “clicks” (fotos) de flagras surpreendentes na natureza, mesmo quando não são verdadeiros, como é o caso do nosso desmentido de hoje.

Uma publicação que começou a circular recentemente no Facebook dá conta de que uma onça e uma vaca fizeram amizade e foram fotografadas em uma fazenda do Mato Grosso juntinhas, algo que jamais poderia ser visto facilmente na vida animal. De acordo com a postagem, a amizade teria acontecido por um motivo bem fofo, que é explicado junto à fotografia que está sendo compartilhada.

Após ser encontrada por caçadores ainda filhote ao lado da mãe morta, a onça teria sido levada para a fazenda para ser amamentada pela vaca. Depois de crescer o suficiente, foi devolvida à mata. No entanto, tempos depois, os caçadores passaram a notar pegadas de onça no pasto, sem que nenhum bezerro fosse atacado.

Logo, tiveram a ideia de colocar câmeras noturnas para entender o que estava acontecendo e foi aí que tiveram a surpresa de descobrir que a onça que fazia as visitas ao pasto durante a noite era aquela que haviam achado quando filhote, que, agora, depois de adulta, voltava para visitar a vaca que lhe amamentou. Uma linda história, não é? Confira, a seguir, o texto original da publicação que está compartilhando a imagem da onça e da vaca juntas:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Trabalhadores de uma Fazenda no Mato Grosso, encontraram um filhotinho de onça ao lado do corpo de sua mãe que tinha sido morta por caçadores. Levaram o filhote pra sede da Fazenda e o colocaram pra mamar em uma vaca . Tempos depois , quando o filhote já havia crescido o suficiente , o soltaram na mata bem longe da Fazenda . De uns tempos pra cá, começaram a notar pegadas de onça pelo pasto, mas não deram falta de nenhum bezerro e resolveram colocar câmeras noturnas, para averiguar o que estava acontecendo . E foi então que tiveram uma surpresa ! Aquele filhote de onça que haviam salvo, agora adulto , visitava todas as noites a vaca que o amamentou ! Deita e descansa, junto com ela… Isso é a divina manifestação do amor divino 

Onça e vaca fizeram amizade e foram fotografadas em fazenda de Mato Grosso?

A publicação viralizou rapidamente e gerou vários likes e comentários sobre o suposto caso de amor entre “mãe e filha”. Mas será mesmo que a onça e a vaca fizeram amizade e foram fotografadas juntas em uma fazenda do Mato Grosso? A resposta é não! E o porquê nós te contamos agora.

Para começar, a mensagem da publicação que está compartilhando a foto carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz quando e qual é o nome da fazenda em que foi registrado o tal flagra), alarmista (tem o intuito de gerar compartilhamentos), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar toda a história contada.

Em segundo lugar, não é de agora que vemos nas redes sociais boatos sobre “animais e coisas bizarras que aconteceram” e que deixam os internautas boquiabertos. Aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como aquele curioso caso que dizia que uma onça-parda estaria passeando livremente no Morro da Urca (RJ) por causa do isolamento social na pandemia; a história de que um caranguejo gigante estaria atacando banhistas em uma praia do Brasil; ou, ainda, o boato de que girafas na Autrália estavam saltando de trampolim, fazendo acrobacias e mergulhando na água.

Além disso, ao buscarmos pela tal imagem da onça e da vaca, descobrimos que, apesar de ser verdadeira (sim, achamos isso muito louco), a história é falsa. Na realidade, a foto em questão (e várias outras) foi tirada em 2002, na Índia, e não em 2020, no Mato Grosso.

Mais que isso, a história chegou a ter outras versões para explicar a convivência amigável da onça e da vaca, como a que dizia que a onça teria invadido o pasto para se aquecer do frio no Oeste da Bahia, o que também não tem nada a ver com o que realmente aconteceu.

A história real da imagem tem 17 anos e vem lá do vilarejo de Antoli, distrito de Vadodara, Estado de Gujarat, na Índia. No verão de 2002, um leopardo passou a ser visto com frequência no canavial de Antoli. Era uma fêmea, que, após a devastação total da floresta para dar lugar às pastagens, viu naquele canavial um bom esconderijo para criar seus filhotes, além de melhores chances de alimentá-los, já que ali havia um grande fluxo de médios e pequenos animais para caçar.

Após reclamação dos moradores sobre a onça e o filhote passearem pelas redondezas do vilarejo, a onça mãe foi capturada pelas autoridades governamentais, em setembro daquele ano, e solta em uma floresta próxima. Um mês depois, as reclamações voltaram a surgir, desta vez, por conta do filhote da onça capturada (que também era fêmea), que continuava vagando por ali.

E foi aí que, em uma noite, um idoso de 60 anos que criava uma vaca, um bezerro búfalo e dois novilhos se deparou com a surpreendente cena que deu origem à fotografia e que se repetiu por muitas noites: o leopardo filhote (fêmea) e a vaca juntos no pasto, convivendo muito bem, como se fossem mãe e filho.

A curiosa amizade entre os dois animais se espalhou rapidamente atraiu atenção de fotógrafos e amantes da natureza. Houve várias tentativas fracassadas de capturar o leopardo, mas só fizeram com que ele desaparecesse e nunca mais fosse visto no local.

Especialistas tentaram explicar o comportamento do animal. Para eles, sem a mãe, o leopardo teria encontrado na vaca, por alguma razão, características maternais, o que fez com que ele fosse visitá-la todas as noites.

Resumindo: A publicação que dá conta de que uma onça e uma vaca fizeram amizade e foram fotografadas em fazenda no Mato Grosso não é verdadeira. Apesar de a imagem ser real, não foi registrada no Mato Grosso e nem foi em 2020. A foto foi tirada na Índia, em 2002, quando um leopardo passou a visitar uma vaca no vilarejo de Antoli, após a mãe ser capturada e solta em uma floresta próxima. Para especialistas, ele teria visto na vaca características maternais, por ainda ser um filhote.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK