Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Onça e vaca fazem amizade e são fotografadas em fazenda de Mato Grosso #boato

Onça e vaca fazem amizade e são fotografadas em fazenda de Mato Grosso #boato

Onça e vaca fazem amizade e são fotografas em fazenda de Mato Grosso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma onça e uma vaca fizeram amizade e foram fotografadas em uma fazenda do Mato Grosso. Após perder a mãe e ser amamentada pela vaca quando filhote, a onça, agora adulta, volta para visitá-la todos os dias.

O reino animal também é repleto de histórias impressionantes. E se tem algo que deixa os internautas curiosos e até comovidos nas redes sociais são os famosos “clicks” (fotos) de flagras surpreendentes na natureza, mesmo quando não são verdadeiros, como é o caso do nosso desmentido de hoje.

Uma publicação que começou a circular recentemente no Facebook dá conta de que uma onça e uma vaca fizeram amizade e foram fotografadas em uma fazenda do Mato Grosso juntinhas, algo que jamais poderia ser visto facilmente na vida animal. De acordo com a postagem, a amizade teria acontecido por um motivo bem fofo, que é explicado junto à fotografia que está sendo compartilhada.

Após ser encontrada por caçadores ainda filhote ao lado da mãe morta, a onça teria sido levada para a fazenda para ser amamentada pela vaca. Depois de crescer o suficiente, foi devolvida à mata. No entanto, tempos depois, os caçadores passaram a notar pegadas de onça no pasto, sem que nenhum bezerro fosse atacado.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Logo, tiveram a ideia de colocar câmeras noturnas para entender o que estava acontecendo e foi aí que tiveram a surpresa de descobrir que a onça que fazia as visitas ao pasto durante a noite era aquela que haviam achado quando filhote, que, agora, depois de adulta, voltava para visitar a vaca que lhe amamentou. Uma linda história, não é? Confira, a seguir, o texto original da publicação que está compartilhando a imagem da onça e da vaca juntas:

Confira o desmentido em vídeo

Trabalhadores de uma Fazenda no Mato Grosso, encontraram um filhotinho de onça ao lado do corpo de sua mãe que tinha sido morta por caçadores. Levaram o filhote pra sede da Fazenda e o colocaram pra mamar em uma vaca . Tempos depois , quando o filhote já havia crescido o suficiente , o soltaram na mata bem longe da Fazenda . De uns tempos pra cá, começaram a notar pegadas de onça pelo pasto, mas não deram falta de nenhum bezerro e resolveram colocar câmeras noturnas, para averiguar o que estava acontecendo . E foi então que tiveram uma surpresa ! Aquele filhote de onça que haviam salvo, agora adulto , visitava todas as noites a vaca que o amamentou ! Deita e descansa, junto com ela… Isso é a divina manifestação do amor divino 

Onça e vaca fizeram amizade e foram fotografadas em fazenda de Mato Grosso?

A publicação viralizou rapidamente e gerou vários likes e comentários sobre o suposto caso de amor entre “mãe e filha”. Mas será mesmo que a onça e a vaca fizeram amizade e foram fotografadas juntas em uma fazenda do Mato Grosso? A resposta é não! E o porquê nós te contamos agora.

Para começar, a mensagem da publicação que está compartilhando a foto carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz quando e qual é o nome da fazenda em que foi registrado o tal flagra), alarmista (tem o intuito de gerar compartilhamentos), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar toda a história contada.

Em segundo lugar, não é de agora que vemos nas redes sociais boatos sobre “animais e coisas bizarras que aconteceram” e que deixam os internautas boquiabertos. Aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como aquele curioso caso que dizia que uma onça-parda estaria passeando livremente no Morro da Urca (RJ) por causa do isolamento social na pandemia; a história de que um caranguejo gigante estaria atacando banhistas em uma praia do Brasil; ou, ainda, o boato de que girafas na Autrália estavam saltando de trampolim, fazendo acrobacias e mergulhando na água.

Além disso, ao buscarmos pela tal imagem da onça e da vaca, descobrimos que, apesar de ser verdadeira (sim, achamos isso muito louco), a história é falsa. Na realidade, a foto em questão (e várias outras) foi tirada em 2002, na Índia, e não em 2020, no Mato Grosso.

Mais que isso, a história chegou a ter outras versões para explicar a convivência amigável da onça e da vaca, como a que dizia que a onça teria invadido o pasto para se aquecer do frio no Oeste da Bahia, o que também não tem nada a ver com o que realmente aconteceu.

A história real da imagem tem 17 anos e vem lá do vilarejo de Antoli, distrito de Vadodara, Estado de Gujarat, na Índia. No verão de 2002, um leopardo passou a ser visto com frequência no canavial de Antoli. Era uma fêmea, que, após a devastação total da floresta para dar lugar às pastagens, viu naquele canavial um bom esconderijo para criar seus filhotes, além de melhores chances de alimentá-los, já que ali havia um grande fluxo de médios e pequenos animais para caçar.

Após reclamação dos moradores sobre a onça e o filhote passearem pelas redondezas do vilarejo, a onça mãe foi capturada pelas autoridades governamentais, em setembro daquele ano, e solta em uma floresta próxima. Um mês depois, as reclamações voltaram a surgir, desta vez, por conta do filhote da onça capturada (que também era fêmea), que continuava vagando por ali.

E foi aí que, em uma noite, um idoso de 60 anos que criava uma vaca, um bezerro búfalo e dois novilhos se deparou com a surpreendente cena que deu origem à fotografia e que se repetiu por muitas noites: o leopardo filhote (fêmea) e a vaca juntos no pasto, convivendo muito bem, como se fossem mãe e filho.

A curiosa amizade entre os dois animais se espalhou rapidamente atraiu atenção de fotógrafos e amantes da natureza. Houve várias tentativas fracassadas de capturar o leopardo, mas só fizeram com que ele desaparecesse e nunca mais fosse visto no local.

Especialistas tentaram explicar o comportamento do animal. Para eles, sem a mãe, o leopardo teria encontrado na vaca, por alguma razão, características maternais, o que fez com que ele fosse visitá-la todas as noites.

Resumindo: A publicação que dá conta de que uma onça e uma vaca fizeram amizade e foram fotografadas em fazenda no Mato Grosso não é verdadeira. Apesar de a imagem ser real, não foi registrada no Mato Grosso e nem foi em 2020. A foto foi tirada na Índia, em 2002, quando um leopardo passou a visitar uma vaca no vilarejo de Antoli, após a mãe ser capturada e solta em uma floresta próxima. Para especialistas, ele teria visto na vaca características maternais, por ainda ser um filhote.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK