Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Óculos de sol (de qualquer modelo) ajuda a dirigir sob chuva forte e à noite #boato

Óculos de sol (de qualquer modelo) ajuda a dirigir sob chuva forte e à noite #boato

Boato – Para quando estiver na estrada, a melhor forma de dirigir com chuva forte e à noite é colocar óculos de sol de qualquer modelo, isso ajuda na visibilidade.

A internet é um espaço muitíssimo peculiar, nisso temos todos que concordar. Como um buraco negro que tudo suga, ou (considerem a analogia nerd) uma maleta igual a de Newt Scamander da saga Animais Fantásticos e onde Habitam, onde tudo cabe, a internet é esse conjunto de coisas sobre basicamente tudo.

Mandigas amorosas, compras, haters, postagens polêmicas, tem de tudo e para todos os gostos. E sabem o que mais sobra na internet? Conselhos. Isso mesmo. Na web é possível encontrar conselhos sobre os mais variados temas. A bola da vez é sobre como dirigir melhor na chuva e durante a noite.

Pois é isso, uma história que está circulando muito por WhatsApp “ensina” os motoristas que usar óculos de sol de qualquer modelo ajuda a enxergar melhor a estrada à noite e com chuva. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

COMO DIRIGIR SOB CHUVA FORTE. VALE A PENA LER . Interessantissimo! Parece um conselho bastante útil. Como conseguir boa visão ao dirigir sob chuva forte. Não se sabe o motivo, mas funciona muito bem quando chove muito. É sugestão de um policial que experimentou e confirmou. Também é útil em condução noturna. Nós, motoristas ligamos os limpadores de parabrisas em velocidade rápida ou máxima durante chuvas pesadas, mas a visibilidade ainda é bastante ruim.

Se você enfrentar tal situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo serve). Parece um milagre! De repente, a visibilidade fica perfeita, como se não estivesse chovendo. Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para ter boa visão em caso de chuva. Você também pode salvar a vida de alguém, repassando essa informação a ele/ela. Experimente! É incrível! Você ainda verá as gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva. Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente. Esta pequena dica deveria ser incluída na formação do motorista. É excelente !!!!!

Óculos de sol (de qualquer modelo) ajuda a dirigir sob chuva forte e à noite?

A dica vem com tanta euforia que até nós ficamos tentados a acreditar. Na verdade não, basta uma lida mais atenta nessa história e as várias características de boatos aparecem (mesmo sem óculos!). Vamos entender por que esse “conselho” é uma balela.

Bom, primeiramente a história tem tanta exclamação que já faz acender o alerta de boato. Fora esta característica específica, há o clássico pedido por compartilhamento, a ausência completa de uma fonte confiável (que policial é esse que experimentou?) e erros de ortografia.

Além disso, fomos procurar por qualquer informação que corroborasse essa história de que os óculos de sol de qualquer modelo ajudam a enxergar melhor, mas o que encontramos é um pouco diferente. Na verdade, apenas os óculos escuros polarizados (com lente antirreflexo) ajudam realmente a enxergar melhor em dias de chuva. E atenção! Nós dissemos em DIAS de chuva. Esses mesmos óculos não ajudam no cenário noturno. Para a noite, até há óculos indicados. Porém, não os com lente amarelada.

Não bastasse isso, as autoridades sempre dão dicas sobre como dirigir com segurança na chuva, e a indicação geral de quem entende do assunto é que em caso de chuva muito forte o ideal é parar até que o pé d’água alivie um pouco.

E como informação extra, saibam que, segundo nossos colegas perseguidores de boatos do Snopes, essa história é velha na internet e circula pelo menos desde 2006. Nos Estados Unidos, inclusive, esse boato fez muito sucesso e foi devidamente esclarecido em 2010. Agora, cá estamos nós falando do tema de novo.

Resumindo, não é verdade que usar óculos de sol de qualquer modelo ajuda a dirigir na chuva e à noite. O ideal para se dirigir na chuva são apenas os óculos polarizados (antirreflexo) e nenhum tipo de óculos de sol serve para melhorar a visão noturna na estrada. Não invente moda e caso chegue aquele chuvão enquanto dirige, procure um lugar seguro e encoste. Nada de inventar moda e arriscar a vida das pessoas por causa de #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.