Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Golpe usa nome da Nubank e fala sobre “oportunidade” e “multa milionária”

Golpe usa nome da Nubank e fala sobre “oportunidade” e “multa milionária”

Nubank oferece oportunidade para usuários receberem multa milionária, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – A Nubank está oferecendo uma multa milionária para usuários em um site anunciado em redes sociais.

Análise

Assim como em 2023, aqui estamos em 2024 desmentindo histórias falsas sobre supostas oportunidades financeiras incríveis. A mais nova aponta para algo que a Nubank estaria oferecendo.

Em redes sociais, está circulando um anúncio que aponta que o banco digital estaria disponibilizando uma “oportunidade” para os usuários de receberem parte de uma “multa milionária”.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

O texto aponta que os valores poderiam chegar a R$ 7 mil e que tudo poderia ser resolvido em um site anunciado em redes sociais como o Facebook, Instagram e YouTube. Leia a mensagem que circula online:

Nubank oferece aos seus usuários a chance de receber uma parte de uma multa milionária, caso possua uma conta Nubank, você pode ter direito. Disponível para 85% dos usuários do Nubank: o valor do saque pode chegar até 7 mil reais por usuário. A campanha ficará disponível até o dia de hoje. Confira a reportagem abaixo!

Em um movimento surpreendente, o Nubank, conhecido por sua inovação no setor bancário, anunciou uma iniciativa inédita que está agitando a comunidade financeira. O maior banco digital do Brasil revelou que está disponibilizando a seus usuários a oportunidade única de realizar um saque significativo diretamente de suas contas, que pode chegar até 7 mil reais por usuário como parte de um acordo milionário resultante de uma disputa judicial.

A revolucionária decisão da instituição financeira está ligada a uma multa milionária imposta em decorrência de questões legais que, até então, eram mantidas em sigilo. O Nubank optou por transformar esse episódio em uma oportunidade para beneficiar seus próprios clientes, permitindo-lhes acesso direto a uma parte desse montante significativo.

A campanha estará em vigor até hoje, permitindo que grandes partes dos usuários realizem seu saque, bastando pagar uma taxa irrisória e, em segundos, o valor que você tem a receber cairá na sua conta bancária de preferência.

Em meio a um cenário econômico em constante evolução, o Nubank continua a surpreender, destacando-se não apenas por suas soluções financeiras disruptivas, mas também por seu compromisso em retribuir aos seus clientes de maneiras que transcendem as expectativas. A comunidade financeira está agora atenta a como essa ousada decisão impactará o futuro do relacionamento entre bancos e clientes no cenário nacional.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) A Nubank está disponibilizando a tal oportunidade envolvendo a “multa milionária”? 2) O que a Nubank tem a falar sobre o assunto? 3) O que acontece se você entrar no site em questão?

A Nubank está disponibilizando a tal oportunidade envolvendo a “multa milionária”?

Não. Na realidade, a postagem é mais do mesmo do que já desmentimos aqui no Boatos.org. Trata-se de um golpe que visa enganar algumas das pessoas mais inocentes. Não consta em nenhuma fonte confiável nada sobre o assunto. Além disso, a “oportunidade” já foi desmentida pela Nubank.

O que a Nubank tem a falar sobre o assunto?

O blog da empresa fez uma grande publicação alertando para o golpe da “multa milionária”. Veja o que foi escrito:

Se você tem uma conta do Nubank e recebeu alguma informação sobre saques em dinheiro de qualquer valor, tome cuidado: é golpe. Nesta tática, criminosos se passam por portais de notícia com informações falsas. Recentemente, temos visto o uso do nome do G1 para isso, com a criação de uma notícia falsa sobre um suposto pagamento “de multa milionária” do Nubank, que beneficiaria os clientes. […]

Na notícia falsa, criminosos informam que o Nubank teria vencido uma suposta disputa judicial e, para presentear os clientes, disponibilizará o valor da multa em forma de saque – basta apenas que a pessoa faça o pagamento de uma taxa “irrisória” para receber o valor do depósito na conta bancária de sua preferência.

Ao clicar no botão disponível na notícia falsa, as vítimas são redirecionadas para outra página, onde conversam com um falso atendente, que as orienta a informar seus dados pessoais e pagar a suposta taxa para receber os valores.

A tática aplicada neste golpe é conhecida como “phishing” (que vem do termo “pescar”, em inglês) e trata-se de uma tentativa de roubar dados e o dinheiro dos clientes em um ambiente virtual monitorado pelos golpistas.

Para deixar o crime com uma cara ainda mais real, os fraudadores manipulam todo o ambiente de informações, recriando uma página muito semelhante ao portal de notícias em questão. No entanto, uma leitura atenta pode indicar os sinais do golpe: nos casos recentes, o domínio do link é cnnews.buzz, algo bem diferente de g1.globo.com, o endereço oficial da página de notícias G1.

O que acontece se você entrar no site em questão?

Como aponta a Nubank e como percebemos na nossa experiência, há uma suposta central de atendimento e o pedido que você pague um valor para a “empresa responsável”. É aí que mora o perigo.

Caso você resolva fazer o pagamento, não verá o dinheiro novamente. Mais do que isso: há, ainda, o risco de você ter dados roubados por criminosos. Na mesma publicação, a Nubank dá algumas orientações interessantes:

Se você foi vítima do golpe, entre em contato com o Nubank imediatamente. Você pode fazer isso por telefone, em um dos nossos telefones oficiais. Os contatos do Nubank são 4020 0185 (em capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais localidades).

Você também pode falar com o Nubank usando o chat no app ou escrevendo para e-mail [email protected]. Clientes Nubank Ultravioleta têm o Suporte de Emergência 24h disponível na seção “Central de Proteção” do app.

Além disso, você deve registrar um boletim de ocorrência informando em detalhes o que aconteceu e mantendo um arquivo com evidências do crime, como prints de tela e possíveis mensagens recebidas dos fraudadores. Toda informação é útil e pode ser usada como prova, além de ajudar a Polícia a rastrear os criminosos.

Adicionalmente, o Boatos.org orienta que você nunca clique ou interaja com conteúdos que são anunciados em redes sociais e promete “mundos e fundos”. Muito provavelmente, se trata de um golpe.

Conclusão

Golpe ⚠️

Não caia nessa! Se você vir um anúncio em nome da Nubank falando sobre uma “oportunidade” e “multa milionária”, saiba que se trata de um golpe. No final, vão pedir o seu dinheirinho e a própria empresa já desmentiu o fake.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)