Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Navio da MSC joga lixo na praia de Balneário Camboriú (SC), mostra vídeo #boato

Navio da MSC joga lixo na praia de Balneário Camboriú (SC), mostra vídeo #boato

Boato – Turista flagra navio de cruzeiro da MSC, maior do mundo, jogando lixo em praia de Balneário Camboriú (SC) e vídeo viraliza nas redes sociais.

A sustentabilidade é um assunto que anda em alta nos últimos tempos. Plaquinhas de “economize água”, “preserve o meio ambiente” e “use apenas duas folhas de papel” são bem comuns nos espaços públicos.

Com isso, as empresas também estão buscando se adaptar ao pensamento sustentável. Hoje, existem diversos selos e certificações para as empresas “amigas da natureza” que valorizam o nome da instituição. Por conta disso, ser flagrada praticando delitos ambientais não é nada positivo para a imagem das empresas.

Segundo uma história que anda circulando nas redes sociais, a empresa MSC Cruzeiros estaria em problemas após a viralização de um vídeo. De acordo com a publicação que acompanha as imagens, um navio da MSC (que seria o maior navio de cruzeiros do mundo) teria jogado lixo em uma praia de Balneário Camboriú (SC). Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “MAIOR NAVIO DO MUNDO JOGANDO LIXO NA PRAIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ”. Versão 2: “NAVIO DA MSC JOGANDO ESGOTO NA PRAIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ EM SC”.

Trechos da transcrição: […] esse vídeo, ele vai ser mostrado para as autoridades nacionais, as autoridades brasileiras tomem conhecimento desse absurdo que é o derramamento de detritos, esgoto, em nosso território, nosso litoral, lindo litoral brasileiro. E, pelo amor de Deus, gente. Vamos espalhar esse vídeo. Vamos compartilhar, para que isso torne uma proporção nacional e internacional.

Último passeio aqui em Angra, no Brasil. Tchau, Rio. Tchau, Brasil. Gente, olha, isso tudo que tá saindo aqui são detritos que eles estão jogando no mar. Olha só. Eles jogam e poluem nossa costa brasileira com isso. É uma pena, é uma pena, é uma lástima, mas eles fazem. Fica indo tudo pra praia de Balneário Camboriú, porque o navio, ele para aqui. O navio vem e solta no mar e vai tudo pra praia onde vocês tomam banho. Então, a gente tem que lutar contra esses transatlânticos que vêm para o nosso país para detonar as nossas praias. Olha isso.

Navio da MSC jogou lixo na praia de Balneário Camboriú (SC), mostra vídeo?

O vídeo já possui milhares de visualizações e deixou muita gente indignada com o acontecimento. Nas redes sociais, diversas pessoas teceram críticas contra a companhia. Porém, o que pouca gente se perguntou foi: será que essa história é real? Bem, a resposta é não e os detalhes você confere a seguir!

Vamos aos fatos! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de boatos online: é vaga (não diz quando o fato ocorreu e nem qual seria o cruzeiro), (muito) alarmista e pede por compartilhamento. Na verdade, a publicação é bem parecida com aquele esquema já conhecido pela equipe do Boatos.org: uma denúncia bombástica acompanhada de fotos ou vídeos.

Assim que as imagens viralizaram, veículos de comunicação de Santa Catarina fizeram questão de desmentir toda a história. O jornal Página 3 explicou que a água turva, na verdade, não provém de detritos da embarcação, mas sim de areia do fundo do mar. Segundo o jornal, uma hélice lateral do cruzeiro e a âncora teriam levantado areia após serem usados em uma região mais rasa.

Inclusive, o colunista Cacau Menezes, que publicou uma nota falando sobre o conteúdo do vídeo (replicando o boato), se retratou após os fatos terem sido esclarecidos. Na nota de retratação, o empresário do setor náutico Mané Ferrari explicou que a mancha de areia é algo completamente normal durante a movimentação da embarcação.

Por fim, a própria MSC Cruzeiros também desmentiu a informação. Por meio da assessoria, foi dito o seguinte: “Gostaria apenas de esclarecer que não se trata de resíduos, e sim de areia”. Apesar de já ter adiantado que o vídeo não é de liberação de detritos, a empresa ficou de enviar uma nota mais completa sobre o assunto.

Em resumo: a história que diz que um navio da MSC Cruzeiros teria jogado detritos em uma praia de Balneário Camboriú (SC) é falsa! A mancha no mar que aparece nas imagens, na verdade, é areia. A informação, inclusive, já foi desmentida por veículos de comunicação de Santa Catarina e a própria empresa já desmentiu toda a história. Ou seja, não compartilhe, porque a história é só #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.