Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mulheres fazem pesquisa e entregam lanternas rastreadoras #boato

Mulheres fazem pesquisa e entregam lanternas rastreadoras #boato

Boato – Bandidos estão usando lanternas rastreadoras entregues por mulheres que realizam pesquisas em residências.

Não são raros os alertas falsos sobre segurança que aparecerem na internet. Já falamos sobre histórias como a da falsa pesquisa em cinemas que resulta em assaltos, dos chaveiros localizadores e das casas pintadas para serem usadas em assaltos. Agora, um “novo truque mirabolante” começa a aparecer online e une um pouco dos elementos das histórias citadas acima.

Lanternas rastreadoras é distribuída para bandidos, diz boato
Lanternas rastreadoras é distribuída para bandidos, diz boato

A mais nova história que circula online aponta que mulheres estão fazendo um truque um tanto quanto engenhoso: elas realizam falsas pesquisas sobre a vida das famílias e entregam uma lanterna de brinde. Elas são, na realidade, rastreadoras e usadas por bandidos em assaltos. Leia o texto que circula online.

Galera, tem umas mulheres passando nas residências fazendo uma pesquisa sobre a vida da família. Querem saber tudo que a gente tem em casa, depois elas dão uma lanterna de brinde. Cuidado. Não caiam nessa! Essa lanterna é rastreada pelos bandidos. Repassem para todos os grupos, elas passaram na minha casa hoje só que eu já tinha visto uma reportagem sobre isso. Peguei a lanterna dela e abri, tem várias coisas dentro, como uma lanterna normal. Quebrei toda na hora.

Mulheres entregam lanternas rastreadoras para bandidos?

A história se espalhou no Facebook e em grupos do WhatsApp e preocupou muita gente na internet. Mas será mesmo que está acontecendo este tipo de atividade criminosa? A gente sempre explica a mesma coisa sobre essas histórias, mas infelizmente as pessoas continuam caindo. Então, lá vamos nós.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O primeiro ponto dá conta que das fontes da informação. Você pode ver que elas são vagas (não diz que cidade, quando aconteceu e tampouco a reportagem citada). Juramos que tentamos procurar sobre a reportagem, mas não achamos nada sobre a tal tática.

Para além disso, é só racionar um pouco e ver que não é preciso um truque tão grande para realizar um furto. Se a pessoa quer saber se a família tem algo de valor e os hábitos dela, só é precisa observar. Isso normalmente é feito para grandes roubos, mas é bem raro. Os bandidos, normalmente, são mais simples e com menos cerimônias nas ações. Se tiver que roubar, aborda e rouba.

Resumindo: essa história que aponta que bandidos estão usando lanternas localizadoras entregues por mulheres que realizam pesquisas não só é falsa como também não faz o mínimo sentido. É um boato.