Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo de “mulher gaúcha pedindo perdão a nordestinos” é simulação

Vídeo de “mulher gaúcha pedindo perdão a nordestinos” é simulação

Mulher gaúcha pediu perdão a nordestinos após enchentes no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma mulher gaúcha pediu perdão por ter jogado praga nos nordestinos após tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

Análise

Nas redes sociais de vídeo, o que não faltam são pessoas que visam ganhar engajamento com conteúdos para lá de duvidosos. Uma destas histórias aponta para um “pedido de perdão” por parte de uma mulher do Rio Grande do Sul.

No vídeo, a suposta gaúcha teria pedido perdão por ter jogado uma praga nos nordestinos. Ela seria bolsonarista, teria demitido funcionários nordestinos e agora estava chocada por causa das enchentes do Rio Grande do Sul. Leia algumas das mensagens que acompanham o vídeo:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: eu sou do Rio grande do Sul e joguei uma praga nos nordestino e ela voltou pra mim em dobro estou pagando caro por isso, me perdoem Versão 2: Bolsonarista arrependida do RS pede perdão aos nordestinos! Versão 3: Eu te perdoou! TESTEMUNHO: Gaúcha pede perdão aos nordestinos

Versão 4: Gaúcha pede perdão publicamente nas redes sociais por ter jogado praga contra os Nordestinos, ela se arrepende profundamente das palavras que proferiu contra o Nordeste. Olhem, prestem bastante atenção nessa matéria, quem gravou o vídeo foi está mulher mesmo de livre e espontânea vontade, este blog aqui não foi lá e fez ela gravar o vídeo não, mas ela gravou porque quis nós como imprensa apenas estamos noticiando.

Checagem

A história não demorou a se espalhar na internet, principalmente entre redes sociais de vídeos (como o Kwai e o TikTok). Para que você não seja enganado com o caso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo as seguintes perguntas: 1) É verdade que uma mulher gaúcha pediu perdão aos nordestinos por causa de enchente no Rio Grande do Sul? 2) Quais são outros perfis da suposta mulher gaúcha que teria pedido perdão a bolsonaristas? 3) Houve algum pedido de desculpas similar ao do mostrado no vídeo?

É verdade que uma mulher gaúcha pediu perdão aos nordestinos por causa de enchente no Rio Grande do Sul?

Não. Na realidade, encontramos o vídeo original é de uma influenciadora do TikTok chamada Wanny Cristina. Detalhe: ela não tem sotaque do Rio Grande do Sul e na descrição do vídeo colocou “história de seguidores” (algo que foi suprimido nas repostagens).

Quais são outros perfis da suposta mulher gaúcha que teria pedido perdão a bolsonaristas?

A prova de que se trata de um fake está no fato de a influenciadora em questão “virar” outras personagens. Entre as histórias tem a “história da mulher esposa do marido policial que matou o filho bandido”, da mulher que perdeu o esposo de câncer e também da mãe que foi expulsa da formatura. Tudo fake ou, no mínimo, história não confirmada.

Houve algum pedido de desculpas similar ao do mostrado no vídeo?

Neste contexto, não. Na realidade, houve já pedidos de desculpas após as eleições de 2022. Houve pedido de desculpas de pessoas de Santa Catarina, Rio e Janeiro e outros lugares.

Conclusão

Fake news ❌

A história que aponta para a mulher do Rio Grande do Sul que pediu desculpas para nordestinos após as enchentes é falsa. A mulher que gravou o vídeo não é gaúcha e tudo não passa de uma história de ficção.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).