Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que mulher machucada em cadeira tenha sido atacada por onça em Rondônia ou MT

É falso que mulher machucada em cadeira tenha sido atacada por onça em Rondônia ou MT

Mulher foi atacada por onça e ficou machucada em cadeira, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mulher machucada em cadeira com diversos cortes foi atacada por uma onça em Rondônia, Mato Grosso (ou outra cidade do Brasil).

Análise

Um vídeo horrendo (que, obviamente, não vamos publicar aqui) está circulando em um contexto um tanto quanto curioso em redes sociais. Nas imagens, uma mulher está com parte do corpo com diversos cortes e sentada em uma cadeira.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que a mulher teria sido atacada por uma onça. Há “Mulher atacada por onça em Rondônia”, diz uma das mensagens. Em outros casos, a história aponta que o caso ocorreu em outros lugares (como Mato Grosso e Minas Gerais).

Checagem

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O vídeo, graças às imagens horríveis e história mirabolante, tem causado diversos “sentimentos” na internet. Porém, não tem nada a ver com ataque de onça seja lá onde for. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) É verdade que o vídeo mostra uma mulher atacada por uma onça? 2) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet? 3) Houve algum ataque de onça recente no Brasil?

É verdade que o vídeo mostra uma mulher atacada por uma onça?

Não é verdade. O próprio vídeo começa a denunciar a farsa. Como mostra esta postagem do influencer “Biólogo Henrique”, os ferimentos dela não são de um ataque de um animal como uma onça (que costuma morder e não dar “patadas”). Além disso, há notícias que apontam que não foi nada disso.

Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?

O caso ocorreu no Pará, mais exatamente na cidade de Rio Maria. Os ferimentos à faca foram causados pelo filha da vítima. De acordo com investigações, “o motivo” (na verdade, não tem motivo para isso) foi o desaparecimento de um gato mantido pela família. Depois de uma discussão o homem (que acabou preso) desferiu golpes de faca na mãe, que foi para o hospital.

Houve algum ataque de onça recente no Brasil?

Sim. Em janeiro deste ano, uma mulher de Pernambuco após ter sido atacada e entrado em luta corporal com uma onça parda. Apesar do ocorrido ela não teve ferimentos graves e até contou a história nesta matéria do g1. 

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet seja de um ataque de uma onça a uma mulher em Rondônia, Mato Grosso ou outros lugares. O vídeo é de outra situação e nada tem a ver com animais (pelo menos no sentido real da palavra).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).