Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mulher está perdida no PS do Santana em 2023 #boato

Mulher está perdida no PS do Santana em 2023 #boato

Mulher está perdida no PS do Santana em 2023, diz boato (Foto: Reproduçao/Facebook)

Boato – Uma senhora está no PS (Pronto Socorro) do Santana sem condições de falar o próprio nome. Compartilhe foto para que família encontre a mulher.

1 – Introdução

Uma das tarefas mais difíceis na hora de desmentir uma desinformação está na checagem de mensagens extremamente vagas. É o caso da história de hoje, que tem uma foto e uma descrição não muito detalhada.

A imagem é de uma mulher em um leito de um hospital. A mensagem aponta que ela está no “Pronto Socorro de Santana”. Em alguns casos, é dito que é um pronto socorro de São Paulo. Em outros, é citado Presidente Prudente. Há ainda casos que falam de Mogi das Cruzes.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Também é dito que a mulher não consegue dizer o próprio nome e, ainda, que está perdida da família. Por fim, a mensagem pede compartilhamento. Leia algumas versões da história que circula online.

Versão 1: Essa senhora encontra-se no PS de Santana Não sabe onde mora e tão pouco seu nome Pode ser que alguém desse grupo a conheça Versão 2: Bom dia a todos! Me enviaram no grupo. Vamos divulgar pra ver se alguém a conhece , e chega até a família. Se encontra no PS de Santana. Tive agora a pouco notícias no grupo que ela já foi encontrada. É da zona leste. Ajudem compartilhando …..para que consiga chegar ao conhecimento de algum parente dela…. Obrigada!

Versão 3: Esta  senhora se encontra no PS do Jardim Santana e, não sabe quem é ou de onde veio, não sabe seu endereço, está sem documentos e é necessário que a família a encontre. !! Alguém que a reconheça, informe a família sobre o seu paradeiro, PS do Jardim Santana. URGENTE Presidente Prudente

2 – Análise da mensagem

A mensagem viralizou, principalmente, por meio de grupos no WhatsApp e em redes sociais como o Facebook (por meio de grupos). O texto consegue ter todas as principais características de boatos online. A mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a informação.

Além disso, histórias como essas, de “pessoas perdidas” em hospitais, ruas ou outros locais são comuns em fake news na internet. Já desmentimos, por exemplo, fake news que citavam locais em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

Ao analisar o conteúdo, temos algumas questões a serem respondidas. A primeira é se, de fato, a senhora em questão está perdida em um hospital. A segunda é de que local a mulher é. A terceira é se a mensagem tem alguma utilidade da forma que está escrita.

3 – Checagem

A senhora em questão está perdida no PS de Santana?

Muito, mas muito, provavelmente não. O primeiro ponto que começa a nos fazer questionar da mensagem é temporal. Pelo que vimos, a mensagem circula há a mais de uma semana na internet.

Se, de fato, a mulher estivesse ainda perdida, pessoas do Serviço Social da cidade em que ela estaria já teria tentado buscar a sua identificação (por meio de digitais) ou o nome dela já estaria no cadastro de pacientes sem identificação (a Secretaria de Saúde de São Paulo tem um serviço assim).

Outro ponto está em alguns dos comentários da mensagem. Nos últimos dias, vimos apontando que a senhora em questão já “havia sido encontrada”. Isso enfraquece a história em questão.

Onde fica a PS de Santana citada na mensagem?

Tem outro ponto que também enfraquece a história. Nas nossas buscas, achamos três versões de locais em que estaria a mulher. Só isso, já desvaloriza a história. Ou seja: mesmo se fosse real, a mensagem não deveria ser compartilhada.

A mensagem tem alguma utilidade da forma que está escrita?

Infelizmente, tem pouca utilidade. O local não é dito com exatidão, não há nenhum contato para que se dê informações e, ainda, por cima, não tem nenhuma referência temporal (ou seja: há o risco de circular ad aeternum). Deste jeito, pode mais atrapalhar do que ajudar.

4 – Conclusão

Boato sem comprovação👎❌

Nada indica que a tal senhora esteja mesmo perdida no PS de Santana (seja lá onde isso fica). A mensagem tem todas características de fake news, não consta imagens dela entre desaparecidos em hospitais de São Paulo e, para ajudar, a história está circulando como se fosse de diversos lugares.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm