Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mulher finge pedir ajuda de madrugada no portão para realizar assaltos #boato

Mulher finge pedir ajuda de madrugada no portão para realizar assaltos #boato

Boato – Mulher chega no portão de madrugada para pedir ajuda. Depois dois homens armados aparecem e realizam assaltos.

Sabemos que não é a primeira e nem será a última vez que vamos alertar para histórias que falam de falsas imputações de crimes e suas potenciais consequências. Mas lá vamos nós falar de um caso que começou em Minas Gerais e se espalhou pelo país.

Uma imagem que começou a circular no Facebook na cidade de Pouso Alegre (MG) mostrava uma mulher em um portão de uma casa. Junto à imagem, um alerta dizia que ela fingia que estava pedindo ajuda e dois homens apareciam armados e realizavam assaltos. Leia o texto que circula online:

Pessoal essa mulher chega de madrugada pedido ajuda fala que o filho dela tá passando mal daí quando vai abrir o portão tem dois homens armados com ela cuidado gente fiquem atentos vão compartilhando

Mulher finge pedir ajuda de madrugada no portão para realizar assaltos?

Não é preciso dizer que a história se espalhou em muito pela internet. O post inicial (no Facebook) teve em poucos dias mais de 400 mil compartilhamentos. O grande problema é que a história acabou se “espalhando pelo país”.

Em nossas pesquisas, vimos versões do caso em diversas cidades do estado de São Paulo (Como Jundiaí, Itaquecetuba e Paulínia) e em Santa Catarina. Mas será mesmo que o alerta é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos começar pela última parte. Assim como diversos textos (principalmente alertas de crimes), todas as versões “secundárias” da história acabam por distorcer ainda mais o caso. Ou seja, tudo que é relacionado à foto da mulher que não seja da cidade de Pouso Alegre (MG) não passa de um boato.

Mas então em Pouso Alegre a história é real? Também não. Depois da história circular pela cidade, a mulher fotografada no portão foi identificada. Leia um comunicado da polícia sobre o assunto:

A Polícia Militar vem informar a todos que IDENTIFICOU a mulher cuja foto está circulando nas mídias sociais com uma mensagem na qual ela chamaria nas residências a noite solicitando ajuda e que na verdade seria um motivo para roubar.

Não houve nenhum registro de roubo ou mesmo furto com esse tipo de ação em nossa cidade. A mulher e seu companheiro foram identificados e estão sendo acompanhados pela Polícia Militar. O casal possui antecedentes criminais mas nenhum por roubo. Informamos ainda que ela não reside na rua Ivo Guersone, bairro São Cristóvão, conforme vem sendo veiculado e que não há envolvimento de crianças em suas ações.

Orientamos as pessoas a não darem dinheiro pois essa conduta alimenta o uso de drogas e não ajuda quem pede. Continuaremos acompanhando e monitorando os indivíduos em questão. Solicitamos que caso alguém veja pessoas em atitudes suspeitas que acione o 190 solicitando a PM para abordagens e eventuais registros.” ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 20º BPM

Este site de notícias policiais da cidade deu o nome das pessoas. De acordo com ele, a mulher é usuária de drogas e tem antecedentes. Porém, não há nada de assaltos na ficha criminal dela.

Não vamos entrar no mérito dos comentários sobre a conduta de mulher fotografada. Mas é importante tomar extremo cuidado de não imputar crimes que ela não cometeu a ela. Já vimos diversos casos em que esse tipo de conduta acabou em mortes.

Resumindo: a história que aponta que uma mulher pede ajuda no portão de madrugada para realizar assaltos não só é sem pé e nem cabeça como é falsa. É melhor não espalhar o boato. Você pode colocar a vida de alguém em risco.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Mylena Souza e diversos leitores pelo WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.