Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não há provas de que vídeo de churrasco com carne de tatu seja em acampamento do MST

Não há provas de que vídeo de churrasco com carne de tatu seja em acampamento do MST

MST gravou vídeo depois de matar tatus e fazer churrasco, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Militantes do MST gravaram um vídeo depois de matar e fazer churrasco com carne de 61 tatus em acampamento.

Análise

Está circulando na internet um vídeo (que não iremos exibir aqui) de um grupo de pessoas reunidas com diversos tatus em redes. No vídeo, o homem fala que foram caçados 61 tatus. O vídeo mostra, também, a carne de alguns deles “secando ao sol”.

Junto ao vídeo, já mensagens que apontam que o vídeo teria sido gravado em um acampamento do MST e que o Ibama deveria fazer algo contra o crime ambiental. Leia as mensagens que circulam online:

Acampamento do MST matando tatus. 61 tatus. Cadê o IBAMA? Cadê a esquerda preocupada com o meio ambiente? Raça hipócrita, covarde… MST praticando mais crimes ? Todos calados ? Acampamento do MST onde estão os atividas, IBAMA??

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

O vídeo (que começou a circular no final de dezembro de 2023) levantou muita polêmica. Para tentar esclarecer o assunto, vamos trabalhar com as seguintes questões: 1) O vídeo mostra, de fato, integrantes do MST fazendo um churrasco com tatus? 2) Onde foi gravado o vídeo atribuído ao MST? 3) É legal caçar, cozinhar e comer carne de tatu?

O vídeo mostra, de fato, integrantes do MST fazendo um churrasco com tatus?

Não há qualquer comprovação disso. É fato que o vídeo mostra diversas pessoas com corpos de tatus que foram caçados e/ou mortos. Porém, não há qualquer referência em fontes confiáveis ou mesmo no vídeo que aponte que se trata de algo que ocorreu em um acampamento do MST. Além disso, o grupo é tão pequeno que não condiz com grupos que participam de ocupações.

Onde foi gravado o vídeo atribuído ao MST?

Não conseguimos encontrar a origem do vídeo. Porém, há indícios que seja de um grupo de caçadores (até porque não vimos mulheres no grupo) e não um acampamento do MST.

É legal caçar, cozinhar e comer carne de tatu?

Não é. Por se tratar de um animal silvestre, a sua caça é considerada ilegal pela Lei 5.197/67 Porém, na prática, a caça é algo comum em algumas regiões do Brasil.

Mais importante do que a lei é a questão da saúde. Consumir a carne de tatu e manipular o animal (assim como mostra o vídeo) pode ser prejudicial à saúde. Doenças como hanseníase e micose pulmonar podem ser adquiridas na prática.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

O vídeo mostra, de fato, um grupo manipulando tatus e preparando a carne do animal. Porém, não há nenhuma prova (ao contrário do que dizem as mensagens de cunho político) de que o vídeo tenha sido feito em um acampamento do MST. Como o ônus da prova é de quem acusa, vamos tratar como #boato.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)