Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > MST colocou fogo em fardos de algodão na cidade de Primavera do Leste (MT) #boato

MST colocou fogo em fardos de algodão na cidade de Primavera do Leste (MT) #boato

MST colocou fogo em fardos de algodão na cidade de Primavera do Leste (MT), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Movimento Sem Terra (MST) ateou fogo em fardos de algodão na cidade de Primavera do Leste (MT). As imagens do incêndio, mostradas em um vídeo-denúncia, são chocantes!

Vira e mexe, notícias polêmicas envolvendo grandes movimentos sociais surgem na internet e deixam a população indignada com supostos atos de violência praticados por integrantes radicais, especialmente quando o protesto é de viés político.

Desta vez, um vídeo que está sendo compartilhado pelos internautas traz uma denúncia de que o Movimento Sem Terra (MST) teria colocado fogo em fardos de algodão na cidade de Primavera do Leste, localizada no estado de Mato Grosso. As imagens do suposto incêndio são chocantes e já geraram vários compartilhamentos e dislikes nas redes sociais. Veja o vídeo abaixo e os textos originais das publicações que estão circulando online:

Versão 1: Serviço do MST em Primavera do Leste MT. Meteram fogo nos fardos de algodão já colhidos. MARGINAIS.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Em Primavera do Leste, os bandidos colocaram fogo nos fardos de algodão. Essa maldita esquerda não desiste de suas ações criminosas, isso nunca aconteceu antes, claro que isso é uma manifestação ideológica dos vermelhos do MST. Atitude criminosa como sempre tiveram no Brasil !!! 

MST colocou fogo em fardos de algodão na cidade de Primavera do Leste (MT)?

A notícia já rodou os quatro cantos da internet e causou revolta da população. Mas será mesmo que o MST colocou fogo nos fardos de algodão em Primavera do Leste (MT)? A resposta é não. E você confere os porquês a seguir.

Para começar, o primeiro fato que nos levou a desconfiar de que essa notícia é falsa está no fato de que as mensagens das publicações que estão sendo compartilhadas nas redes sociais carregam todas as características de boatos: são vagas (não contextualizam ou fornecem mais informações que possam provar que o MST realmente seria o responsável pelo tal incêndio), alarmistas (têm o intuito de gerar burburinho entre os internautas e compartilhamentos), possuem erros de português e, ainda, não citam fontes confiáveis que possam dar credibilidade ao que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é de hoje que surgem na web vídeos de incêndios que atribuem a responsabilidade a movimentos sociais. Inclusive, alguns deles nós já desmentimos aqui, como o caso da falsa denúncia que apontou que o MST teria queimado laboratório que produzia vacina contra a meningite e, também, o boato de que o MST teria incendiado a torre de internet rural, que você também deve se lembrar.

Além disso, aos buscarmos sobre o assunto, descobrimos que o incêndio dos fardos de algodão na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, é real, mas não tem nada a ver com o MST. Na realidade, a queimada se deve a uma estiagem, que já dura quatro meses no estado, e que começou após uma ave bater na fiação elétrica de uma granja (Veja a notícia na íntegra aqui e aqui).

O presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste (MT), José Nardes, também comentou sobre o ocorrido, uma vez que os prejuízos com o incêndio podem chegar a mais de R$ 2 milhões e, ainda, deve impactar no início do plantio da safra de soja 2019/2020.

Segundo ele, seria necessário que as precipitações de chuvas na região voltassem para que os produtos realizassem a semeadura. Porém, infelizmente, não há previsão de chuvas para este mês de setembro. As últimas precipitações aconteceram em maio. (Veja aqui a matéria completa).

Resumindo: O MST não colocou fogo nos fardos de algodão em Primavera do Leste (MT). As queimadas originaram-se por conta da estiagem que atinge a região há quatro meses e foram iniciadas após uma ave bater na fiação elétrica de uma granja e causar um curto-circuito.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.