Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que motoristas com mais de 65 anos vão ter que colocar sinal de perigo na traseira do carro

É falso que motoristas com mais de 65 anos vão ter que colocar sinal de perigo na traseira do carro

Motoristas com mais de 65 anos vão ter que colocar sinal de perigo na traseira do carro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Motoristas com mais de 65 anos vão ter que colocar um sinal de perigo na traseira de carros. 

  Análise

Tem circulado na internet, por diversas redes sociais, uma mensagem que aponta que há uma nova lei de trânsito voltada para pessoas idosas que dirigem veículos. De acordo com o texto, há, agora, uma limitação para este grupo.

“Condutores com mais de 65 anos vão ter que colocar um sinal de perigo na traseira do carro”, aponta a mensagem que circula online. Detalhe: a postagem apresenta apenas uma imagem de um senhor idoso dirigindo e nenhuma fonte.

Checagem

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que motoristas com mais de 65 anos vão ter que colocar um sinal de perigo na traseira dos carros? 2) Há alguma restrição para pessoas com mais de 65 anos que dirigem no Brasil? 3) Há a aplicação do tal “sinal de perigo” em algum lugar do mundo?

É verdade que motoristas com mais de 65 anos vão ter que colocar um sinal de perigo na traseira dos carros?

Não é verdade. Como a história não tem qualquer fonte citada, fomos buscar de onde saiu o “causa”. Não foi surpresa para a gente descobrir que a história, simplesmente, brotou na internet. Não há qualquer lei no Código Nacional de Trânsito que preveja o tal alerta de perigo para carros conduzidos por idosos.

Há alguma restrição para pessoas com mais de 65 anos que dirigem no Brasil?

A única diferença para pessoas com idades mais avançadas está no período exigido para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Enquanto pessoas com até 50 anos podem renovar a carteira de 10 em 10 anos, pessoas entre 50 a 69 devem renovar a cada 5 anos e pessoas com mais de 70 anos devem fazer a renovação a cada 3 anos.

Há a aplicação do tal “sinal de perigo” em algum lugar do mundo?

Em nossas pesquisas, achamos alguns locais do mundo que adotam um adesivo para identificar motoristas idosos. No Japão, há um adesivo para motoristas com mais de 75 anos. Achamos também opções na Índia e na França (porém, não obrigatórias).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que motoristas com mais de 65 anos teriam que usar um sinal de alerta em veículos guiados por eles. Não há qualquer previsão no Código de Trânsito do Brasil sobre a regra e a história, assim como outras fake news, brotou “do nada” na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)