Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não há provas de que homem internado seja motorista que sofreu acidente com carreta em Araguaína

Não há provas de que homem internado seja motorista que sofreu acidente com carreta em Araguaína

Motorista de caminhão sofreu acidente em Araguaína e está perdido em hospital, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um motorista de caminhão sofreu um acidente com a carreta em Araguaína (Tocantins) e está perdido em um hospital.

  Análise

Tem circulado na internet uma mensagem que aponta para algo trágico que teria ocorrido no Tocantins. Junto à foto de um homem que foi para um hospital, circula uma mensagem que aponta que ele seria um caminhoneiro e que teria sofrido um acidente.

Na mensagem, é dito que a carreta pegou fogo, que os documentos foram perdidos e que era para compartilhar a mensagem para que as pessoas identifiquem o cidadão. Leia o texto que circula online:

Vídeo: é falso que Aphelion chega amanhã e vai trazer frio

Se alguem conhecer esse motorista, por favor avise a família. A carreta dele explodiu em Araguaína, queimaram todos os documentos dele. Ele esta no hospital como desconhecido. E se você não conhece, ao menos compartilha. Quanto mais pessoas compartilharem, maior a chance dele ser reconhecido!

Checagem

 Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a pessoa em questão está perdida e procurando a família em Araguaína? 2) Houve algum acidente de caminhão que pegou fogo em Araguaína? 3) Por que podemos classificar a história como um boato?

É verdade que a pessoa em questão está perdida e procurando a família em Araguaína?

Apesar de a mensagem ter circulado com força na internet, não há qualquer comprovação disso. Na realidade, não há muita lógica na postagem. Primeiro, porque o sujeito não aparenta ter queimaduras. Segundo, porque a mensagem já circula há muitos dias (tempo suficiente para que alguém o identificasse por digitais). A coisa não para por aí.

Houve algum acidente de caminhão que pegou fogo em Araguaína?

Além disso, não encontramos nenhum registro de acidentes similares ao descrito. Há apenas notícias como esta, mas não há nada sobre fogo na carreta ou motorista perdido. Também não há nenhum registro em fontes confiáveis que aponte para o caso.

Por que podemos classificar a história como um boato?

Primeiro, a história não tem lastro nenhum em algum episódio factual (não há nenhum registro em fontes confiáveis). Além disso, não há lógica na história. Se, de fato, houvesse uma emergência, seria avisada por autoridades e não posts aleatórios em redes sociais.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Resumindo: não há comprovação na história que aponta que um homem está em um hospital de Araguaína (Tocantins). Trata-se de um alerta que não tem lastro na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)