Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mentira: Leandro tem 8 anos e está desaparecido no bairro São Francisco em Guarulhos

Mentira: Leandro tem 8 anos e está desaparecido no bairro São Francisco em Guarulhos

Boato – Menino desapareceu em Guarulhos. Família da criança está desesperada e pediu apoio para encontra-lo nas redes sociais.

Será que podemos dizer que as redes sociais mudaram de uma vez por todas nossa forma de se relacionar com o (e no) mundo? A indagação pode soar estranha e fora de hora, mas é válida. Por causa dessas novas formas de comunicação tudo ficou mais instantâneo, mais abrangente e verdade e mentira nunca foram tão tênues.

Boato sobre Leandro, o menino de 8 anos que desapareceu, volta a circular com outra foto
Boato sobre Leandro, o menino de 8 anos que desapareceu, volta a circular com outra foto

O fato é que com as redes sociais tem se intensificado o engajamento (pelo menos virtual), tanto para coisas positivas, quanto negativas. Pessoas compartilham conteúdos em prol de uma causa e pronto, isso se espalha. É o que aconteceu, mais uma vez, com o caso do menino Leandro, de 8 anos, desaparecido em Guarulhos. Ou será em Belo Horizonte?

Confira o alerta:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

‘Me ajudem enviem esta foto pro máximo de contato que puderem ele esta desaparecido 99434-0780: Se tiver grupo espalhe o nome dele e Leandro, Tem 8 anos mora no bairro são Francisco,guarulhos. Ajude a mae dele esta deseperada. Repassando de outro grupo’.

Postado no Facebook, esse aviso já rendeu quase 18 mil compartilhamentos. Junto com a mensagem a foto do suposto menino desaparecido, mais uma vez usada de maneira imprópria já que o alerta é falso. A criança da imagem não se chama Leandro, não está desaparecida e não vive em Guarulhos.

O menino, que não teve o nome divulgado por motivos óbvios, vive com os pais em Belo Horizonte e está bem. Catiuscia Miranda, mãe da criança cuja foto está por todo Facebook e WhatsApp, contou em uma matéria que não sabe de onde essa história surgiu e que foi obrigada a fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia virtual por causa da bagunça causa pela balela.

Não temos como descobrir como a mensagem se alterou e de Belo Horizonte o boato se transportou para Guarulhos. O que de fato sabemos é que o número repassado não existe (sem DDD fica mais difícil ainda) e que não é a primeira vez que um menino Leandro de 8 anos desaparece na web. Ainda este ano, nós desmentimos a mesma história aqui no Boatos.org, com duas diferenças – a imagem do garoto era outra e ele era de pelo menos seis estados brasileiros.

Resumindo mais este capítulo repetido da novela das correntes que brincam indiscriminadamente com fotos de crianças, temos o veredito – boato. E se você não é uma das 18 mil pessoas que caiu nessa, de novo, ótimo. Se for, apague o post enquanto é tempo, afinal muito ajuda quem pouco atrapalha.