Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mensagens preconceituosas acusam muçulmanos vistos no Ceará de serem membros do Hamas

Mensagens preconceituosas acusam muçulmanos vistos no Ceará de serem membros do Hamas

Membros muçulmanos do Hamas foram vistos no Ceará, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Membros do Hamas foram vistos em cidades do Ceará como, por exemplo, Crateús e Tianguá. 

  Análise

Tem viralizado em redes sociais como, por exemplo, o TikTok, vídeos de homens vestidos com trajes típicos do oriente em cidades do Ceará como Crateús e Tianguá. Um dos vídeos mostra os homens no “centro da cidade”. Outro mostra eles jogando futebol com meninos.

Em alguns casos, o vídeo estava sendo acompanhado de publicações que indagavam porque eles estavam lá. Em outros casos, a história afirma que se tratariam de membros do Hamas que estariam “invadindo” o Ceará. Leia algumas das mensagens que circulam na internet:

Versão 1: Hamas É Visto andando no Brasil. Muçulmano na cidade de Crateús. Plantão 48 hrSegundo relatos de pessoas, muçulmanod foram vistos em diversos pontos,de cidades do Ceara

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Gostaria muito de saber como essas pessoas vieram parar aqui no interior do Ceará(cidade de Crateús).O que os trazem aqui? Será se vieram no navio iraniano q atracou no Brasil, mesmo contra vontade dos EUA? E a declaração do líder do Hamas dizendo que iam estar em todo o mundo.

Versão 3: Urgente: Governo de Lula está Recebendo Refugiados HAMAS da Palestina… Terroristas em Solo Nordestinos e no Ceará onde atracou um Navio

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Os vídeos dos muçulmanos em cidades do Ceará são reais? 2) Os homens que estão nos vídeos são membros do Hamas? 3) Há algum indício de “invasão do Hamas” em cidades do Ceará?

Os vídeos dos muçulmanos em cidades do Ceará são reais?

Aparentemente, os vídeos parecem ser reais. Eles têm chamado atenção de perfis e há diversos vídeos de curiosos os mostrando (deve ser chato pra caramba você ficar andando nas ruas e um monte de gente fotografando).

Os homens que estão nos vídeos são membros do Hamas?

Não. Na realidade, não é possível sequer ter certeza de que os homens são muçulmanos. Como ninguém foi perguntar a procedência dos homens, há especulações de qual seria o país de origem (alguns falam que seriam indianos, por exemplo). Não há qualquer elemento que sejam “membros do Hamas”. Vale apontar que as vestes utilizadas pelos próprios palestinos destoam das dos “turistas do Ceará”.

Há algum indício de “invasão do Hamas” em cidades do Ceará?

Nenhuma. Na realidade, o que houve foi o seguinte: por algum motivo, estrangeiros estão viajando por algumas cidades do Ceará e, por conta das roupas, chamaram atenção da população. Porém, em nenhum momento é possível dizer que se tratam de “terroristas” ou que seja uma invasão do Hamas ao estado. Tudo que está circulando é alimentado por preconceito.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer comprovação de que os homens que estão nas cidades do Ceará sejam membros do Hamas. Aliás, não há qualquer comprovação de que se trate de muçulmanos que estejam em Crateús, Tianguá ou outra cidade. Tratam-se de boatos que insistem em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm