Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Comunicação de sequestro de menino Miguel, de três anos, na Cohab foi falsa

Comunicação de sequestro de menino Miguel, de três anos, na Cohab foi falsa

Menino Miguel, de três anos, foi sequestrado ontem na Cohab por três homens, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um menino chamado Miguel, de três anos, foi sequestrado por três homens e está desaparecido. 

Análise

Há alguns dias, está circulando uma mensagem na internet que aponta para um menino chamado Miguel, de três anos, e um relato chocante. De acordo com as mensagens, o garoto havia sido arrancado dos braços da mãe por três homens e estaria desaparecido.

O texto aponta ainda que o caso teria ocorrido no bairro da Cohab Cavalhada, em Porto Alegre. Há pedidos de orações. Leia a mensagem que está circulando online:

Versão 1: Irmãs esse menino de apenas 3 anos foi  sequestrado ontem , 3 homens em um carro pararam e levaram o menino diante da mãe, foi na COHAB cavalhada , eu conheço ela ,moradora de Itapuã , se puderem compartilhar, com certeza quanto mais pessoas alcançarmos com a foto dele mas rápido podemos encontrar! Rogo as vossas orações,Deus tenha misericórdia dessa mãe e da vida desse pequeno

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Gente, acabaram de tirar meu filho de mim, no bairro cohab, zona sul, se alguém souber de alguma informação ou ver ele, me avisa ou liga 190, uma mãe desesperada pede por ajuda nesse momento, foi um carro Sandero branco… Nome: Miguel Carvalho dos Santos… Idade 3 anos…

O histórico do tipo de fake news já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Não é incomum fotos de crianças serem compartilhadas na internet em casos que, de alguma forma, já foram resolvidos ou nunca existiram.

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o menino Miguel, de três anos, está desaparecido na Cohab, em Porto Alegre? 2) É verdade que o menino Miguel, de três anos, foi sequestrado por três homens? 3) O que ocorreu, afinal?

 É verdade que o menino Miguel, de três anos, está desaparecido na Cohab, em Porto Alegre?

Não é verdade. Ao buscar mais detalhes sobre o caso, descobrimos que não se tratou de um caso de sequestro ou mesmo de desaparecimento. O menino Miguel está seguro e bem (o mesmo não se pode dizer de familiares).

É verdade que o menino Miguel, de três anos, foi sequestrado por três homens?

Não é verdade. O pai e a mãe da crianças chegaram, inclusive, a serem presos por conta de uma falsa comunicação de crime. Esta matéria do g1 aponta que eles podem ser indiciados por denunciação caluniosa e associação criminosa. 

O que ocorreu, afinal?

Há uma disputa judicial envolvendo a criança, de acordo com a matéria. Em meio a isso, um casal disse que recebeu um valor para “cuidar da criança” por alguns dias enquanto a mãe acusou um ex-cunhado de realizar o sequestro. Isso não se concretizou.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o menino chamado Miguel tenha sido sequestrado por três homens e esteja desaparecido. Há, de fato, um caso de polícia, mas a questão é outra.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm