Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menino Miguel, de 4 anos, não está perdido na 48º DP

Menino Miguel, de 4 anos, não está perdido na 48º DP

Menino Miguel, de 4 anos, está perdido na 48º DP, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Menino Miguel, de 4 anos, se perdeu e agora está esperando pelos pais na 48º DP.

Análise

Histórias de crianças perdidas na internet costumam ter um enorme engajamento. Ao primeiro sinal de que uma criança está perdida ou foi encontrada sozinha em algum lugar, muita gente se mobiliza para ajudar a encontrar os responsáveis pela criança.

Não foi diferente dessa vez. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, uma criança identificada como Miguel, de 4 anos, foi encontrado perdido na rua Frederico Renner de Jaegher. Segundo a história, ele estaria esperando pelos pais na 48º DP. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: “Chama Miguel tem 4 anos, encontrado na Federico Renne de Jaegher. Está na 48 DP. Ajudem mandando nos grupos da educação pra ver se alguém da escola reconhece”. Versão 2: “Estou.compartilhando.Chama-se  Miguel,tem 4 anos e foi encontrado na rua Frederico Renner de Jaegher.Cidade Dutra Está no 48 D.P”.

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Facebook e segue sendo compartilhada até hoje. Apesar disso, a história apresenta alguns detalhes que nos deixam com o pé atrás, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto. Todas essas são características de fake news na internet.

A partir daí, investigamos melhor essa história e vamos te responder em algumas perguntas se essa história é verdadeira ou não: 1) De onde são os locais descritos na mensagem que fala do menino Miguel? 2) O menino Miguel ainda está desaparecido na 48ª DP? 3) O garoto esteve em algum momento desaparecido?

Checagem

De onde são os locais descritos na mensagem que fala do menino Miguel?

Ao pesquisar na internet pelos endereços e pelas informações disponibilizadas nos textos, chegamos a um local: a Cidade Dutra, um distrito que fica localizado na zona sul de São Paulo (SP), próximo a Interlagos.

O menino Miguel ainda está desaparecido na 48ª DP?

Tudo indica que não. Para começo de história, o relato já tem mais de cinco dias (isso só nas redes sociais). Se o menino continuasse desaparecido até agora, com certeza já teria sido encaminhado para um abrigo (e aí, a história ia ganhar mais corpo e, com certeza, notícias sobre o assunto). Se isso não bastasse, nas próprias publicações há relatos de que o menino já foi entregue para a família.

O garoto esteve em algum momento desaparecido?

Ao que tudo indica, sim. Há diversas publicações nas redes sociais sobre o menino. Duas delas nos chamaram a atenção. A primeira, que foi publicada no dia 19 de novembro de 2023, às 13:08, parece ter sido a primeira publicação sobre o assunto. Já a segunda aponta que Miguel teria sido encontrado por funcionários de um lava rápido, próximo à uma escola infantil, na rua Frederico Renner de Jaegher e encaminhado imediatamente para os cuidados da Polícia Militar que encaminhou o menino para a Polícia Civil (48º DP). Ainda segundo a publicação, os pais de Miguel foram encontrados horas depois.

Conclusão

Enganoso 😈

Menino Miguel, de 4 anos, esteve perdido, mas já encontrou seus pais. De acordo com os relatos nas publicações, o menino Miguel, de fato, foi encontrado perdido na rua Frederico Renner de Jaegher por funcionários de um lava rápido. Porém, foi encaminhado aos cuidados da Polícia Militar, que levou o menino até a Polícia Civil (48º DP), onde seus pais foram encontrados no mesmo dia. O menino já está sob o cuidado da família há dias.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)