Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que menina Isis de 3 anos tenha sido sequestrada agora no Jardim Alvorada

É falso que menina Isis de 3 anos tenha sido sequestrada agora no Jardim Alvorada

Menina Isis acabou de ser sequestrada no Jardim Alvorada, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato –  Mulher anunciou que sua neta Isis, de 3 anos, acabou de ser sequestrada no Jardim Alvorada. 

  Análise

Temos percebido uma volta repentina de diversas fake news antigas na internet. A que vamos falar agora aponta para algo que teria ocorrido no “Jardim Alvorada” (seja lá de que cidade for).

Um áudio está circulando junto com uma mensagem com o seguinte teor: “Urgente!!! Acabaram de sequestrar a filha da minha vizinha. Por favor ajudem compartilhar. No Jardim alvorada. Turma da Isis 3”. No arquivo, a suposta avó da menina diz que ela acabou de ser sequestrada. Leia a transcrição:

Gente eh eu sou a Deise eu estou fazendo um apelo pra todo mundo essa é minha neta e e ela desapareceu nós estamos achando que ela foi raptada aqui na porta da casa do meu filho a polícia está aqui está todo mundo então divulga por favor a foto quem puder me ajudar pelo de Deus eu estou pedindo pra todo mundo compartilhar essa foto ou no Face aonde for gente pra gente achar minha neta porque tinha um casal num carro num Gol parece que prata e a menina desapareceu foi tirada de dentro do carro do meu filho ajuda por favor

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

Para elucidar o caso, vamos responder a algumas perguntas. A primeira delas é se a menina Isis foi mesmo sequestrada no Jardim Alvorada. A segunda é qual a identificação da menina Isis. A terceira é o que devemos fazer quando virmos mensagens desta natureza.

A menina Isis foi mesmo sequestrada no Jardim Alvorada?

Não foi. A solução é simples. Não tem como a menina acabar de ser sequestrada porque esta mesma fake news já circula há alguns anos na internet. No Boatos.org, nós desmentimos versões muito parecidas da história em 2021. Fizemos também um vídeo:

Na época diversas mensagens com fotos e vídeos diferentes contavam o suposto caso da menina do Jardim Alvorada. Além de causar pânico por ser extremamente vago, o conteúdo surgiu de um caso elucidado.

Qual a identificação da menina Isis?

Na realidade, o pai da Isis (que morava em Alfenas), teve um lapso de memória e se esqueceu que havia deixado a menina com amigos. Se desesperou, lançou a mensagem e não demorou para o caso ser solucionado. É uma pena que a história continuou circulando e gerou, inclusive, conteúdos completamente falsos como o áudio da suposta avó da criança.

O que devemos fazer quando virmos mensagens como do sequestro da menina do Jardim Alvorada?

Se o conteúdo for muito vago (não falar o nome da cidade, detalhes sobre o desaparecimento ou mesmo um contato detalhado dos responsáveis), não deve ser compartilhado. Se houver mais detalhes sobre o que ocorreu, é preciso que se busque detalhes sobre o caso (se você está aqui, parabéns, deve ter feito isso).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que uma menina chamada Isis, de três anos, foi sequestrada recentemente no Jardim Alvorada. Trata-se de um caso antigo e que teve resolução antes mesmo de viralizar e ganhar um boato para chamar de seu.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm