Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Marte vai ficar do tamanho da Lua cheia por causa de fenômeno #boato

Marte vai ficar do tamanho da Lua cheia por causa de fenômeno #boato

Boato – Nos próximos dias, Marte deve se tornar a estrela mais brilhante no céu e pode atingir o tamanho da Lua cheia.

Se você está antenado nas redes sociais nos últimos dias, já deve saber que, no dia 27 de julho, o Brasil será contemplado com o eclipse lunar mais longo do século. O fenômeno deve começar às 16h30min e durar cerca de 102 minutos.

Além do eclipse, pessoas do mundo todo poderão acompanhar também o fenômeno chamado de Lua de Sangue. E, pelo o que andam comentando, quem resolver assistir o eclipse lunar terá mais surpresas.

Segundo algumas publicações que circulam online, os espectadores da Lua de Sangue e do eclipse lunar também irão se deparar com Marte. E não pára por aí! As postagens também afirmam que Marte será a estrela mais brilhante do céu e deve ficar com o mesmo tamanho da Lua cheia, ocasionando o fenômeno de duas luas no céu. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Em 27 de julho, por volta da meia-noite, lembre-se de levantar a cabeça e olhar para o céu: Marte será a estrela excepcionalmente mais brilhante. E por uma boa razão, este planeta terá um diâmetro aparente tão grande quanto a Lua Cheia! Será possível observar, a olho nu, um fenômeno cósmico que permitirá aos habitantes da Terra contemplar … duas luas!

Esta é a primeira vez que a humanidade será capaz de observar esse fenômeno excepcional. A última reaproximação do planeta de Marte de tal magnitude remonta a exatamente 34.978 anos, o período neolítico durante o qual coexistiram juntos os neandertais e os Homo habilis, ancestrais distantes do Homo sapiens.

Espécies às quais a raça humana – ou mais precisamente a raça humana – pertence hoje Ajude compartilhar esse EVENTO ÚNICO com conhecidos , amigos e parentes ! Abraços

Marte vai ficar do tamanho da Lua cheia por causa de fenômeno?

Bem, a publicação, a raridade do evento e as fotos realmente impressionam. E se você ficou curioso e está esperando prestigiar esse grandiosíssimo evento, talvez eu tenha uma notícia triste para você. Antes que Galileu Galilei comece a se revirar no túmulo, precisamos te contar que essa história não passa de balela. Se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vamos lá! O texto que utilizamos fala especificamente do dia 27 de julho, porém, conseguimos identificar publicações que falam sobre outras datas. Ou seja, já começa muito estranho.

Some isso ao fato de que a história possui as principais características de boatos: é vago, alarmista, tem erros de português, pedido de compartilhamentos e não cita nenhuma fonte confiável. Ufa, 5 itens!

Vale ressaltar que o texto até tenta citar uma fonte (um blog francês). Entretanto, ao entrar na página, você pode se deparar com diversas notícias do tipo “um meteoro vai se chocar com a Terra”. Ou seja, não é uma fonte confiável, já que reproduz outros boatos.

A partir daí, resolvemos pesquisar sobre o assunto e pimba! Descobrimos que a mesma história circulou no dia 27 de Agosto de 2003. Na época, o planeta Marte chegou bem perto da Terra, o que fez com que a história começasse a circular.

Entretanto, apesar da situação, Marte não ficou do tamanho da lua e nem causou um fenômeno de duas luas. Segundo o site de fact-checking Snopes, a visibilidade 2003 fez com que Marte ficasse 5 vezes maior que o seu tamanho normal e 85 vezes mais brilhante. Bem, apesar de parecer muito, não tem nada a ver.

E, claro, o boato voltou a circular em 2018 justamente porque, nesse ano, Marte volta a se aproximar da Terra. Apesar disso, não existe nenhuma previsão de que o planeta vá ficar do mesmo tamanho que a Lua cheia.

O fenômeno que acontece na sexta-feira deve ficar mais visível no hemisfério norte do que no sul. E, bem, esse papo de que o fenômeno ocorreu há milhares de ano também é balela. Como mostra o site Snopes, a última vez que Marte se aproximou da Terra foi em 2003, ou seja, há 15 anos.

Por fim, vale lembrar que Marte é um planeta e não uma estrela. Marte faz parte do grupo de planetas que podem ser vistos à olho nu. Esse grupo de planetas geralmente costuma brilhar mais do que as estrelas, entretanto, apresenta uma diferença bem importante em relação às estrelas: os planetas não apresentam o fenômeno de cintilação, isto é, eles não “piscam”. Portanto, eles NÃO são estrelas.

Em resumo: a história que diz que Marte vai ficar do mesmo tamanho que a Lua cheia é mentira! O texto é antigo e apresenta diversas características de boatos. Além disso, ele já foi desmentido em 2003 pelo site Snopes. Para completar, não existe nenhuma previsão de que isso vá acontecer. Ou seja, #boato. Não compartilhe! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.