Maria da Penha ficou paraplégica por conta de um assalto e não por agressões do marido #boato

Boato – A Lei Maria da Penha nasceu de uma farsa. Maria da Penha, na realidade, ficou paraplégica por conta de um tiro que tomou em um assalto e não por conta de agressões do marido.

Muitas das histórias falsas que surgem na internet têm, como intuito, “revisar a história”. Quem nunca se deparou com teses falsas de que o Nazismo era de esquerda ou, ainda, de que o Brasil não viveu uma ditadura? Na história de hoje, a tese se volta para a Lei Maria da Penha.

De acordo com textos e até um vídeo que circula online, a lei nasceu de uma história falsa. Isso porque Maria da Penha Maia Fernandes não ficou paraplégica por conta de agressões do marido. Na realidade, isso teria acontecido por conta de um assalto. Não vamos colocar o vídeo aqui (escrotice tem limite, né?), mas leia algumas das teses que circulam por aí:

Versão 1: Lei Maria da Penha é um lei baseada numa mentirosa,que NUNCA apanhou do marido e q anda numa cadeira de rodas pq levou um tiro de um ladrão q entrou na casa dela e do marido,q a levou ao hospital,mas,a Escrota da Maria da Penha ficou sabendo depois q o marido tinha tido amante.

Versão 2: Ontem eu descobri que a lei Maria da Penha surgiu da mentira!! Ela não apanhava do marido,mas sim depois de um assalto ela levou um tiro o marido dela lutou com o bandido o esfaqueou,depois disso ela descobre que ele o traia,e começou acusa-lo de agressão. Volta jesus, tá tenso!!

Maria da Penha ficou paraplégica por conta de um assalto e não por agressões do marido?

A questão da agressão às mulheres, como aponta a própria Maria da Penha, vai muito além da questão de “esquerda” ou “direita”. Só que, infelizmente, grupos simpáticos a Bolsonaro têm compartilhado a tese (principalmente depois que o presidente tomou um lado no caso Johnny Depp x Amber Heard). Para piorar, a tese é falsa.

Para chegarmos à verdade, realizamos algumas buscas sobre relatos relacionados ao caso. Encontramos o texto contido no próprio Instituto Maria da Penha, essa matéria de 2011 do jornal Folha de S.Paulo, relatos em sites de tribunais do Distrito Federal e do Espírito Santo e uma entrevista do mesmo ano do ex-marido de Maria da Penha à revista Isto É.

Com base nas nossas buscas, vimos que a tese de que Maria da Penha ficado paraplégica por causa de um assalto é falsa. Na realidade, esse era o argumento do ex-marido para justificar a tentativa de homicídio contra ele (que a deixou paraplégica). Leia um relato sobre o caso:

Maria da Penha Maia Fernandes, uma farmacêutica nascida em Fortaleza, no Ceará, teve sua história completamente mudada no ano de 1983. Foi nesse ano que o economista Marco Antônio Heredia Viveros, seu então marido, na tentativa de forjar um assalto, tentou matá-la pela primeira vez com o uso de uma espingarda. O tiro nas costas a deixou paraplégica. Concluídas as investigações, não restaram dúvidas de que os atentados à vida de Maria da Penha haviam sido planejados e executados por Marco Antônio.

O que chamou atenção no caso foi que a prisão do ex-marido de Maria da Penha, mesmo condenado, não foi executada. Isso levou a Comissão de Direitos Humanos da OEA a denunciar o Brasil. Foi a partir desta notificação que se pensou em uma lei. A Lei Maria da Penha foi criada em 2006.

Resumindo: apesar de a versão de que Maria da Penha foi ferida durante um assalto circular na internet em 2022, as primeiras investigações na década de 1980 derrubaram essa hipótese. De acordo com a própria justiça, Maria da Penha foi, sim, vítima de uma tentativa de assassinato. Crime que agora seria chamado de tentativa de feminicídio.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet