Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Golpe em redes sociais cita venda de “malas perdidas em aeroportos”

Golpe em redes sociais cita venda de “malas perdidas em aeroportos”

Malas perdidas em aeroportos estão sendo vendidas em post anunciado em redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/Meta)

Boato – Malas extraviadas e perdidas em aeroportos estão sendo vendidas a preços baixos em um site anunciado em redes sociais como o Facebook e Instagram.

Análise

Temos que admitir que, em alguns casos, os golpistas acabam sendo criativos na hora de enganar as pessoas. Um exemplo disso é uma história que aponta que malas extraviadas em aeroportos agora poderiam ser compradas por pessoas comuns a preços de custo.

Mensagens espalhadas por anúncios em redes sociais afirmam que mais de 50 mil itens, incluindo eletrônicos e roupas, estariam disponíveis para venda em um site. Ao entrar no site, só é preciso escolher o produto e, no final, fazer o pagamento. Leia:

Checagem

É claro que o conteúdo, principalmente por ser pago, começou a ser espalhado por aí. Para que você não caia no golpe, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que é possível comprar as tais malas e objetos esquecidos em aeroportos por um preço baixo no site em questão? 2) Existe alguma loja que venda itens de malas extraviadas em aeroportos? 3) O que acontece se você seguir todos os passos descritos na mensagem?

Existe alguma loja que venda itens de malas extraviadas em aeroportos?

Uma informação curiosa: apesar de no Brasil não existir nenhuma loja desta natureza (a legislação prevê, inclusive, que dados devem ser cruzados para que as malas sejam enviadas para o endereço do seu dono), há uma loja nos Estados Unidos que vende este tipo de bagagem.

A Unclaimed Baggage Center, localizada no Alabama, é uma famosa loja que vende itens de bagagens não reclamadas de várias companhias aéreas. Esta matéria aponta que a loja existe a mais de 50 anos e vende o produto por um preço mais baixo do que o de mercado. Porém, ela não tem nada a ver com o que está no site.

É verdade que é possível comprar as tais malas e objetos esquecidos em aeroportos por um preço baixo no site em questão?

No site anunciado, não. Todo o modus operandi descrito na mensagem não passa de um enredo que denota um golpe que insiste em circular na internet. Até o print do g1 anunciando a tal ação é falso. O portal de notícias da Globo não falou nada sobre a “superpromoção” que está sendo anunciada em redes sociais como o Facebook e Instagram.

Além disso, os sites apresentados como “de venda” são, na realidade, falsos. Não consta (conforme falado antes) nenhuma loja no Brasil que venda “malas perdidas”. Na realidade, há uma intenção muito clara com isso.

O que acontece se você seguir todos os passos descritos na mensagem?

O intuito de quem criou o site é roubar o dinheiro que você teria, por ventura, pago para comprar a “mala perdida”. Se você entrar no site em questão, responder ao quiz, preencher os seus dados e, no final, pagar pelo valor, temos uma má notícia: você vai perder o dinheiro em questão.

Conclusão

Golpe ⚠️

Se você vir uma mensagem falando em distribuição de malas perdidas em aeroportos, caia fora. Os anúncios que estão circulando em redes sociais não passam de uma série de golpes que têm como objetivo roubar o seu dinheiro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).