Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Macron e França querem anexar o Amapá à Guiana Francesa #boato

Macron e França querem anexar o Amapá à Guiana Francesa #boato

Macron e França querem anexar o Amapá à Guiana Francesa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente da França, Emmanuel Macron, está querendo anexar o Amapá à Guiana Francesa. Bolsonaro está integrando estado ao Brasil.

A lista de “países inimigos” do presidente Jair Bolsonaro e seus simpatizantes não é pequena. Hoje, os países que principalmente ocupam o posto são, nessa ordem, China, Argentina e França (incrivelmente, Cuba e Venezuela estão de fora). A rivalidade é refletida em notícias falsas sobre os países e seus respectivos líderes. Hoje, vamos falar (de novo) de uma denúncia envolvendo a França e Macron.

Mensagens que circulam online apontam que a França e seu presidente têm interesse em anexar o estado do Amapá à Guiana Francesa. A mensagem aponta que as críticas de Emmanuel Macron a Bolsonaro são porque causa que o presidente brasileiro quer evitar isso. Leia a mensagem que circula online e é acompanhada de um vídeo que não iremos exibir aqui:

OLHA AÍ PORQUÊ DO MACRON/FRANÇA ESTÁ CAINDO DE CRÍTICAS À BOLSONARO… PORQUE O INTERESSE DELE É TOMAR O ESTADO DO AMAPÁ INCORPORANDO O AMAPÁ À GUIANA FRANCESA. COMO BOLSONARO NÃO DORME NO PONTO… JÁ ENVIOU O GRANDE TARCISIO PARA FAZER PONTE E ABRIR ESTRADAS PARA INTEGRAR O AMAPÁ AOS DEMAIS ESTADOS E JÁ COLOCOU POR LÁ UM BATALHÃO DAS FORÇAS ARMADAS PARA MARCAR TERRITÓRIO. JAIR BOLSONARO ESTÁ DE OLHO… ELE NÃO DORME NO PONTO… *ESTRATEGISTA!* Vamos compartilhar com todos os nossos amigos e contatos.

Macron e França querem anexar o Amapá à Guiana Francesa?

A mensagem não demorou muito para se espalhar por aí e deixar muita gente preocupada com a soberania nacional. Porém, não há qualquer prova de que Emmanuel Macron tenha desejado anexar o Amapá à Guiana Francesa.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não vamos entrar no mérito do que seria mais vantajoso para os amapaenses (até porque há muitos brasileiros que resolvem migrar para o território vizinho). Mas o fato é que, apesar do alarde da mensagem, não há qualquer prova de que Macron teria declarado que gostaria de transformar o Amapá em França.

Para começar, a mensagem tem o pacote completo das fake news. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português, pede compartilhamento e não cita qualquer fonte confiável que possa comprovar a informação. A “fonte” mostrada pela mensagem é um vídeo que mais fala sobre a construção de estradas no estado do que de um desejo de Macron invadir o país (vamos convir que isso acarretaria em um conflito diplomático e, quiçá, bélico totalmente desnecessário).

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, achamos apenas especulações e história. A França, de fato, já quis um pedaço do Amapá. Mas isso ocorreu em 1895. Na época, a França, após arbitragem internacional da Suíça, teve que reconhecer o Rio Oiapoque como fronteira entre o Brasil e Guiana Francesa. Nunca mais se tocou no assunto.

Em 2019, o general Hamilton Mourão, vice-presidente, chegou a falar em “integrar o Amapá ao Brasil” e “afastar possível ameaça francesa”. Porém, ele não falou em nada concreto. Apenas disse que a geografia deixa a Guiana Francesa mais próxima do Amapá do que do Brasil (por serem um conjunto). Não tem nada de acusação contra Macron na fala.

É importante citar que, não vimos, em nenhum momento o presidente da França afirmar que quer tomar conta do Amapá. Ou seja: foi uma informação tirada do nada.

Resumindo: a informação que aponta que a França quer anexar o Amapá à Guiana Francesa é, no mínimo, um boato sem comprovação. Apesar da mensagem raivosa que circula por aí, Emmanuel Macron nunca afirmou ou deu a entender que quer invadir o Brasil para anexar o estado ao território francês.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK