Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Lorota: Silvio Santos encontra barras de ouro vencidas no porão do SBT

Lorota: Silvio Santos encontra barras de ouro vencidas no porão do SBT

Barras de ouro teriam sido encontradas por Silvio Santos no porão do SBT
Barras de ouro teriam sido encontradas por Silvio Santos no porão do SBT

Boato – Silvio Santos encontra centenas barras de ouro esquecidas e vencidas no porão do SBT

Quem nunca viu o Show do Milhão da SBT que premiava os vencedores em barras de ouro, “que vale mais do que dinheiro”? Muitos sonham em ter em mãos as maciças barras douradas valiosas. Outros também ficam pensando de onde vêm essas barras, onde são armazenadas, como são fabricadas. Uma história que pintou na web parece ter revelado parte do segredo. Ou não.

Um texto diz que Silvio Santos encontrou centenas barras de ouro esquecidas no porão do SBT, mas que as mesmas, que valeriam mais do que dinheiro, estavam vencidas. A notícia diz que as barras foram esquecidas no porão depois que o Show do Milhão saiu do ar. Confira o texto completo:

Silvio Santos encontra barras de ouro vencidas no porão do SBT

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Ouro esquecido no porão do SBT era usado para premiar participantes do Show do Milhão

O empresário e apresentador Silvio Santos encontrou no porão do SBT centenas de barras de ouros vencidas, que valeriam mais do que dinheiro, porém atualmente não valem mais que rapaduras. As barras de ouros foram esquecidas no porão depois que o programa Show do Milhão parou de ser gravado

As barras eram utilizadas para premiar os participantes do Show do Milhão. Agora, vencidas, Silvio Santos ficou 0,02% mais pobre, segundo a FORBES. O empresário instaurou uma sindicância interna para apurar quem foi o responsável em esquecer as barras no porão por tanto tempo. O SBT não vai se pronunciar sobre o caso mas, em nota, lamentou a perda de tanto ouro.

Você já reparou na fonte da notícia? É o site G17, não é o G1 (Globo), nem R7 (Record), mas sim G17 mesmo, “um portal de entretenimento e notícias fictícias, com humor e sátira dos acontecimentos do cotidiano”, assim como indica a própria definição do site. Ou seja, o próprio site já diz o caráter de suas notícias, portanto a notícia não é verdadeira.

A matéria cita que Silvo Santos encontrou as barras, mas que elas estavam vencidas. Porém, o ouro tem validade indeterminada e o preço do grama do ouro em reais, que é calculado a partir do preço da onça em dólares (pela cotação do dólar flutuante), fornece um referencial de preços. Normalmente, a cotação da BM&F mantém a paridade com este valor referencial variando 2%, em média, para baixo ou para cima.

A notícia fake fala que “Silvio Santos ficou 0,02% mais pobre, segundo a FORBES”. O Silvio já deu sim uma entrevista para a FORBES, mas nenhuma recentemente que dissesse isso. O texto ainda diz que “O SBT não vai se pronunciar sobre o caso mas, em nota, lamentou a perda de tanto ouro”. Nada foi encontrado sobre essa declaração.

A imagem que acompanha o texto, que seria para mostrar as barras de ouro encontradas, que estariam vencidas, não se parecem com ouro, porque na verdade são rapaduras! Isso mesmo, a imagem foi encontrada no site “Pra quem pedala”, em um artigo com o título “Dica de alimentação: Rapadura – boa, barata e nutritiva”. Não é ouro, mas alimenta bem!

No Brasil, talvez o mercado do ouro não seja tão popularizado e todos se deslumbram com ele. Já em alguns lugares, como Dubai, as pessoas podem sacar ouro, ao invés de notas de dinheiro, no caixa eletrônico, segundo o Hypeness.

Sem dúvidas o texto é falso, Silvio Santos não achou barra nenhuma em porão algum, ele deve é ter um cofre cheio delas. O engraçado é que mesmo o site explicando que ele publica notícias falsa, muitas pessoas ainda acreditam nas matérias. Portanto, vale sempre a dica primordial, de checar as informações antes de acreditar e sair compartilhando por aí.