Significado da marca de roupas GAP é gay e orgulhoso #boato

Boato – Marca de roupas GAP defende o orgulho gay. Significado é, em inglês, “Gay and Proud” (Gay e orgulhoso).

Os boatos envolvendo os nomes de grandes marcas são tão comuns quanto se imagina. Apesar do vasto conhecimento sobre a maioria delas na internet, a rede ainda guarda algumas armadilhas e ideias fantasiosas. E dependendo do caso, não é tão difícil de se acreditar.

Mesmo com a rede disponível e com o Google a seu favor, muitas pessoas preferem acreditar e não averiguar sobre a veracidade do que leem. No boato de hoje, uma simples pesquisa poderia resolver a situação e a informação ser desmentida. Mas enquanto procrastinarmos, os boatos continuarão invadindo a rede.

A história envolve nada mais nada menos do que a famosa marca de roupas GAP. Segundo o nosso boato, que surgiu em uma página da rede social Facebook, a história do nome da marca envolve a questão do orgulho gay.

Você sabe o que significa GAP? A origem da palavra GAP, em inglês, significa fenda, lacuna, referência a lacuna de mercado vista por jovens que não queriam roupas de adolescente nem de adulto. A marca surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos em 1969 ganhando o significado de “Gay and Proud” (Gay e Orgulhoso, em português). Tal significado ganhou força devido ao grande número de homossexuais de São Francisco que abraçaram a ideia. E aí? Você que comprou essa blusa só pra se sentir na moda sabia do seu real significado? Gay e Orgulhoso.

Veja o desmentido sobre o significado de GAP neste vídeo do Boatos.org

Como nós não aceitamos nada facilmente, decidimos averiguar e mostraremos a vocês porque essa história não passa de mentira. A marca GAP foi fundada em 1969 por Doris e Donald Fisher. A ideia de criar uma coleção de roupas surgiu da necessidade da época.

A diferença entre as roupas de adultos e adolescentes era gritante e o casal estava inconformado com a diferença. Na visão deles, não havia uma tendência para os jovens. A partir de então, surgiu a geração gap (fenda, lacuna) e a ideia de criar uma coleção voltada para essa geração.

Inicialmente, a marca era conhecida como ‘The gap’ e só depois de algum tempo adotou o nome em letra maiúscula, tão conhecido atualmente. No início, a empresa comercializava apenas roupas da marca Levi’s e só em 1982 começou a investir na produção própria.

Hoje em dia, a GAP Inc. também é dona das redes de lojas Old Navy, Banana Republic e Forth & Towne, além de ter vendido suas operações na Alemanha para a rede de lojas H&M. Segundo a Forbes, em 2014, o patrimônio de Doris Fisher estava avaliado em 3,1 bilhões de dólares.

Ou seja, a história sobre ‘Gay and Proud’ não passa de lenda urbana. A história ganhou força por causa do grande número de homossexuais em São Francisco e a luta contra o preconceito. Porém, a história verdadeira não faz menção alguma ao movimento gay e desmente por completo a história que anda circulando na internet.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)