Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Lockdown total no Distrito Federal será decretado por Ibaneis #boato

Lockdown total no Distrito Federal será decretado por Ibaneis #boato

Lockdown total no Distrito Federal será decretado por Ibaneis, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – No Distrito Federal, Ibaneis Rocha vai decretar lockdown a partir de sexta-feira, fechando até mercados. Quem informou foi a “assessora do Secretário de Saúde do DF”. 

Há algumas semanas, a pandemia da Covid-19, mais uma vez, saiu do controle. A situação, que já não era boa, ficou ainda pior. Os casos de pessoas infectadas dispararam e, com isso, os hospitais voltaram a ficar lotados, entrando em um verdadeiro colapso.

O resultado foi bastante previsível e já estava sendo alertado há meses: o número de mortos deu um salto, batendo recordes, e hoje o Brasil vive o pior cenário da doença desde o início da pandemia.

Um áudio que está sendo compartilhado na internet aponta que no Distrito Federal a situação chegou ao seu ápice. De acordo com o áudio, supostamente enviado pela assessora do secretário da Saúde do DF, os hospitais do Distrito Federal já teriam avisado que não possuem mais leitos e o Hospital HFA, responsável pelo atendimento presidencial, teria informado que a ala presidencial precisou ser ocupada. Ainda de acordo com o áudio, 40% dos leitos ocupados na unidade federativa são pessoas transferidas de outros estados. Por fim, o áudio afirma que o governador Ibaneis Rocha iria decretar um lockdown a partir de sexta-feira, fechando, inclusive, mercados. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Sírio Libanês, Hospital da Criança teve que abrir vaga pra Covid e esse não é o foco do Hospital da Criança. Então, tá Sírio Libanês, Santa Lúcia, Rede Dor, tudo já sinalizou que não tá ocupada. Rede pública de saúde está entrando num colapso, literalmente. O Ibaneis falou que era pra gente se preparar pro pior cenário. De morrer gente dentro de casa. Não tem vaga, nada. O problema é que o número de casos do DF está controlado, mas quase 40% da ocupação do DF é de pessoal que tá vindo do Goiás, Minas Gerais. A gente tá recebendo gente da Bahia. Então, ele vai decretar o lockdown sexta-feira mesmo, geral. Inclusive, supermercado, tudo. Vai tá tudo fechado. Vai abrir somente hospital e farmácia. Vai fechar, mas eles estão pensando numa forma de como vai ser pras pessoas irem no supermercado. Vai ter que ser lista, alguma coisa assim, não sei. Ainda tão pensando como vai ser isso. Inclusive, desde ontem, já tava mais ou menos sabendo. Essas notícias que estão saindo é verdade mesmo. E, desde ontem, estou indo em um milhão de lugar pra resolver coisas, porque realmente vai fechar e não tem previsão de como vai ser a reabertura. Então, só fica a dica aí pra vocês se organizarem. Quem precisar resolver coisas na rua, resolva o quanto antes”.

Lockdown total no Distrito Federal será decretado por Ibaneis?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, especialmente, no WhatsApp. Mas depois de investigarmos, descobrimos que a história não é bem assim.

Para começo de tudo, basta olhar a publicação para perceber que ela apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Como citamos anteriormente, o cenário brasileiro na pandemia da Covid-19 não é nada bom. No Distrito Federal, a situação não é diferente. Até ontem, dia 11 de março de 2021, o Distrito Federal registrava quase 99% dos leitos de UTI ocupados.

Apesar disso, a história do decreto de um lockdown também não procede. Diante de tamanha repercussão, o Governo do Distrito Federal (GDF) emitiu uma nota informando que a história não passa de uma farsa. De acordo com o comunicado, o GDF abriu 30 novos leitos de UTI. Entretanto, destacou que o cenário permanece crítico. O GDF também indicou que vai permanecer com medidas restritivas, como o toque de recolher a partir de 22h. Porém, até o momento, não cogitou em um lockdown, apostando na “sensibilidade das pessoas”.

COMUNICADO OFICIAL: O GDF abriu 30 novos leitos de UTI para pacientes de covid-19 hoje, mas a situação permanece grave. As medidas já tomadas para reduzir a taxa de transmissão da doença estão surtindo efeito – principalmente o toque de recolher a partir das 22 horas – e todas as alternativas estão sendo estudadas. Mas o Governo do Distrito Federal esclarece que nenhuma medida restritiva mais radical foi decidida, ao contrário do que sugerem postagens em textos e áudio que circulam pelas redes sociais. São notícias falsas que citam reuniões que não aconteceram e até decisões que sequer foram discutidas. O GDF continua apostando na sensibilidade das pessoas para que se preservem observando as medidas de segurança sanitária recomendadas por médicos evitar aglomerações, usam máscara e higienizar as mãos com álcool gel ou água e sabão.

Em resumo: a história que diz que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, vai decretar lockdown a partir de sexta-feira é falsa! Apesar da situação crítica em relação aos leitos de UTI, Ibaneis Rocha não vai decretar o isolamento total (pelo menos, por enquanto). De acordo com uma nota emitida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Ibaneis seguirá mantendo o toque de recolher e outras medidas de proteção, apostando na “sensibilidade das pessoas para que se preservem”. Ou seja, a história não passa de balela. Isso não quer dizer que você não deva se cuidar. Adote as medidas de segurança e evite aglomerações!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy