Boato – Há uma lista de 53 crianças de Canoas (no Rio Grande do Sul) que foram resgatadas e estão longe dos pais.
Análise
A situação de muitas das pessoas que estão desabrigadas no Rio Grande do Sul têm causado comoção. Isso aumenta muito quando falamos em pessoas mais desprotegidas, como as crianças.
É neste contexto que uma suposta lista de crianças que foram resgatadas e estão longe dos pais está circulando na internet. A lista seria de 53 crianças que estariam perdidas em Canoas, mais exatamente no ginásio da Ulbra. Há, ainda, uma versão que aponta que a lista seria de crianças de todo o Rio Grande do Sul. Leia algumas versões da mensagem que circula online:
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Versão 1: ATENÇÃO LISTA DE CRIANÇAS RESGATAS SEM OS PAIS E QUE ESTÃO NO ABRIGO DE ULBRA EM CANOAS – RS COMPARTILHEM Versão 2: Essa é a lista de crianças que foram regatadas em Canoas e estão sem os pais. Caso conheça alguma, elas estão na Ulbra Versão 3: *Intercessão pelas crianças separadas dos pais (mortos/desaparecidos) no RS* Segue uma lista de crianças que estão sem os pais no RS (segundo a JOCUM de Curitiba). Adote uma ou mais crianças em oração.
1- Thamires 2- Jonatas 3- Cenilda 4- Wesley 5- Emilly 6- Fernanda 7- Yasmim 8- Sandra 9- Julio 10- Edison 11- Mikael 12- Sanderson 13- Jeferson 14- Lucas 15- Marco A. 16- Marcos V. 17- Aline 18- Vladimir 19- Adriano 20- Cristiane 21- Cristiano 22- Alice 23- Alessandro 24- Elimt 25- Eliana 26-Deryin 27- Dubrarkgs 28- Edison 29- Angela 30- Fabrício 31- Nicolas 32- Anderson 33- Gabriel 34- Rogério 35- Laurita 36- Valentina 37- Jorge 38- Thiago 39- Camila 40- Janaina 41- Nicolas S 42- Jonatas B 43- Laci 44- Yuri 45- Anderson L 46- Jaqueline 47- Rafael 48- Miguel 49- Devi 50- Jean 51- Cinara 52- Kauane 53- William
Checagem
A lista não demorou a circular na internet, mas a história não é bem assim. Por isso, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo e responder a algumas questões: 1) A lista de crianças que estão longe dos pais em Canoas (ou em todo Rio Grande do Sul) é real? 2) Há crianças que estão longe dos pais em abrigos de Canoas (ou no Rio Grande do Sul)? 3) Quem são as pessoas que estão enumeradas na lista?
A lista de crianças que estão longe dos pais em Canoas (ou em todo Rio Grande do Sul) é real?
Tudo indica que não. Quando diversas listas passaram a viralizar na internet, o site Gaúcha ZH (que tem feito uma cobertura intensa das enchentes) procurou autoridades de Canoas. Ao site, foi dito que as listas circulam de forma distorcida e não há essa quantidade de crianças sem pais em Canoas.
Vale apontar que a versão “crianças de todo o Rio Grande do Sul” só surgiu posteriormente. Ou seja: ela é uma reciclagem de uma mensagem que já não é reconhecida pelas autoridades de Canoas.
Há crianças que estão longe dos pais em abrigos de Canoas (ou no Rio Grande do Sul)?
De acordo com a matéria da GZH, há apenas uma adolescente em Canoas que não encontrou os responsáveis. Havia nove crianças e adolescentes nesta situação, mas os responsáveis foram encontrados.
Quem são as pessoas que estão enumeradas na lista?
Fizemos uma busca por amostragem e descobrimos algumas coisas. De fato, as pessoas da lista são moradores de Canoas. Porém, nem todo os nomes que aparecem são de crianças. Não é possível dizer a forma que a lista surgiu na internet. Uma das hipóteses foi a terem saído de cadastros em abrigos (não necessariamente de crianças que procuram os pais).
Conclusão
Fake news ❌
A lista que circula na internet não é de crianças que se perderam dos pais em Canoas, no Rio Grande do Sul. A história que está viralizando na internet é uma distorção da realidade e já foi desmentida por autoridades.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).