Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não há provas de que lista de 53 crianças que estão sem os pais seja real

Não há provas de que lista de 53 crianças que estão sem os pais seja real

Lista de 53 crianças de Canoas que foram resgatadas e estão longe dos pais é real, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Há uma lista de 53 crianças de Canoas (no Rio Grande do Sul) que foram resgatadas e estão longe dos pais.

Análise

A situação de muitas das pessoas que estão desabrigadas no Rio Grande do Sul têm causado comoção. Isso aumenta muito quando falamos em pessoas mais desprotegidas, como as crianças.

É neste contexto que uma suposta lista de crianças que foram resgatadas e estão longe dos pais está circulando na internet. A lista seria de 53 crianças que estariam perdidas em Canoas, mais exatamente no ginásio da Ulbra. Há, ainda, uma versão que aponta que a lista seria de crianças de todo o Rio Grande do Sul. Leia algumas versões da mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 1: ATENÇÃO LISTA DE CRIANÇAS RESGATAS SEM OS PAIS E QUE ESTÃO NO ABRIGO DE ULBRA EM CANOAS – RS COMPARTILHEM Versão 2: Essa é a lista de crianças que foram regatadas em Canoas e estão sem os pais. Caso conheça alguma, elas estão na Ulbra Versão 3: *Intercessão pelas crianças separadas dos pais (mortos/desaparecidos) no RS* Segue uma lista de crianças que estão sem os pais no RS (segundo a JOCUM de Curitiba). Adote uma ou mais crianças em oração.

1- Thamires 2- Jonatas 3- Cenilda 4- Wesley 5- Emilly 6- Fernanda 7- Yasmim 8- Sandra 9- Julio 10- Edison 11- Mikael 12- Sanderson 13- Jeferson 14- Lucas 15- Marco A. 16- Marcos V. 17- Aline 18- Vladimir 19- Adriano 20- Cristiane 21- Cristiano 22- Alice 23- Alessandro 24- Elimt 25- Eliana 26-Deryin 27- Dubrarkgs 28- Edison 29- Angela 30- Fabrício 31- Nicolas 32- Anderson 33- Gabriel 34- Rogério 35- Laurita 36- Valentina 37- Jorge 38- Thiago 39- Camila 40- Janaina 41- Nicolas S 42- Jonatas B 43- Laci 44- Yuri 45- Anderson L 46- Jaqueline 47- Rafael 48- Miguel 49- Devi 50- Jean 51- Cinara 52- Kauane 53- William

Checagem

A lista não demorou a circular na internet, mas a história não é bem assim. Por isso, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo e responder a algumas questões: 1) A lista de crianças que estão longe dos pais em Canoas (ou em todo Rio Grande do Sul) é real? 2) Há crianças que estão longe dos pais em abrigos de Canoas (ou no Rio Grande do Sul)? 3) Quem são as pessoas que estão enumeradas na lista?

A lista de crianças que estão longe dos pais em Canoas (ou em todo Rio Grande do Sul) é real?

Tudo indica que não. Quando diversas listas passaram a viralizar na internet, o site Gaúcha ZH (que tem feito uma cobertura intensa das enchentes) procurou autoridades de Canoas. Ao site, foi dito que as listas circulam de forma distorcida e não há essa quantidade de crianças sem pais em Canoas.

Vale apontar que a versão “crianças de todo o Rio Grande do Sul” só surgiu posteriormente. Ou seja: ela é uma reciclagem de uma mensagem que já não é reconhecida pelas autoridades de Canoas.

Há crianças que estão longe dos pais em abrigos de Canoas (ou no Rio Grande do Sul)?

De acordo com a matéria da GZH, há apenas uma adolescente em Canoas que não encontrou os responsáveis. Havia nove crianças e adolescentes nesta situação, mas os responsáveis foram encontrados.

Quem são as pessoas que estão enumeradas na lista?

Fizemos uma busca por amostragem e descobrimos algumas coisas. De fato, as pessoas da lista são moradores de Canoas. Porém, nem todo os nomes que aparecem são de crianças. Não é possível dizer a forma que a lista surgiu na internet. Uma das hipóteses foi a terem saído de cadastros em abrigos (não necessariamente de crianças que procuram os pais).

Conclusão

Fake news ❌

A lista que circula na internet não é de crianças que se perderam dos pais em Canoas, no Rio Grande do Sul. A história que está viralizando na internet é uma distorção da realidade e já foi desmentida por autoridades.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).