Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não é verdade que Light anunciou corte de energia em diversos locais do Rio para “dar suporte” à Defesa Civil

Não é verdade que Light anunciou corte de energia em diversos locais do Rio para “dar suporte” à Defesa Civil

Light vai desligar energia em diversos locais do Rio para dar suporte à Defesa Civil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Light anunciou que vai desligar a energia em diversos locais da cidade do Rio de Janeiro para dar “suporte” à Defesa Civil.

Análise

As chuvas do Rio de Janeiro causaram, além de diversas mortes, transtornos para alguns moradores. Justamente neste contexto uma mensagem está circulando em redes sociais.

De acordo com o texto, a Light teria informado que iria começar a desligar a energia elétrica em vários locais da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo seria dar “suporte operacional à Defesa Civil”. Leia a mensagem:

Carreguem Seus Telefones: Light informa que começará a desligar a energia em vários locais da Cidade para suporte operacional à Defesa Civil

Vídeo: não é verdade que borra de café seja a melhor solução mosquito da dengue

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas. 1) É verdade que a Light anunciou que vai começar a desligar a energia em diversos locais do Rio de Janeiro para dar suporte à Defesa Civil? 2) A Light anunciou algum tipo de desligamento? Por quê? 3) Por que alguns locais do Rio de Janeiro estão sem energia elétrica?

É verdade que a Light anunciou que vai começar a desligar a energia em diversos locais do Rio de Janeiro para dar suporte à Defesa Civil?

Não é. Primeiro porque o motivo apresentado é esdrúxulo. Não tem a mínima lógica a Light anunciar “corte de energia” para dar suporte à Defesa Civil. Além de a sentença não ter lógica, não há nenhum anúncio oficial da Light ou mesmo da Defesa Civil do Rio de Janeiro neste sentido. Nas páginas da empresa, no dia da criação deste conteúdo, há apenas um anúncio de desligamento.

A Light anunciou algum tipo de desligamento? Por quê?

Por meio de redes sociais, a empresa anunciou que vai realizar um corte programado de energia elétrica na madrugada do dia 15 de janeiro de 2024 das 2h às 6h (se você estiver lendo este texto depois deste período, saiba que o corte já foi realizado) na região da Ilha do Governador.

Não há nenhuma relação a suporte à Defesa Civil com o corte programado. O motivo é o seguinte:

Normalizamos totalmente o fornecimento de energia na Ilha nesta tarde. Para minimizar o risco de novas ocorrências, realizaremos um novo serviço na rede nesta madrugada (15/1). Assim, será necessário interromper a energia para os clientes da região de 2h às 6h.

Esta intervenção faz parte do plano emergencial desenhado pelo nosso corpo técnico, que envolve também ações especiais para proteger os serviços essenciais à população: estamos instalando geradores para cargas prioritárias, como hospitais e unidades de saúde.

Por que alguns locais do Rio de Janeiro estão sem energia elétrica?

Houve, de fato, diversos transtornos que incluiu o corte de energia elétrica em diversos locais do Rio de Janeiro (sendo que o mais grave foi a Ilha do Governador). Porém, nenhuma das quedas foram “programadas”.

Tratavam-se de quedas causadas pelas chuvas e, claro, por causa da concessionária de energia (não, os clientes não estão felizes por estarem sem luz em suas casas).

Conclusão

Fake news ❌

É fato que a Light anunciou o desligamento de luz em um local do Rio de Janeiro. Porém, a mensagem que está circulando (que não diz sequer qual o bairro que será atingido) não procede. Não tem nada de “suporte à Defesa Civil” ou desligamento (com exceção da Ilha do Governador) programado. Se faltou luz na sua casa, o motivo é outro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).