Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ligação do Comando Vermelho clona o número do seu telefone #boato

Ligação do Comando Vermelho clona o número do seu telefone #boato

Boato – Novo golpe aplicado pela organização criminosa Comando Vermelho clona o número do seu telefone. Compartilhe!

Todo mundo reconhece um vírus, corrente ou boato quando vê na internet. Ninguém mais cai no papo “artista morreu” ou “golpe do telefone”. Certo? Na teoria, esse seria o cenário perfeito. Mas na vida real a história é bem diferente.

Existe um tipo de boato que é clássico na internet e vive enganando as pessoas: o dos números de telefones que clonam outros números. Agora, um alerta sobre um “novo” telefone tem assustado usuários do WhatsApp.

De acordo com a mensagem, o golpe é aplicado pela organização criminosa Comando Vermelho. E funciona assim: você recebe uma ligação a cobrar, a pessoa se identifica como da empresa de telefonia. Em seguida, pede para discar o número 21*0211581172839# e ai você “caiu no golpe”. Leia a mensagem na íntegra:

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet

O boato: O golpe é o seguinte: a pessoa recebe uma ligação a cobrar. A pessoa identificou-se como sendo da Telefônica dizendo que meu telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar.Estranhei a ligação e disse-lhe que a Telefônica não liga a cobrar, ela insistiu para que eu discasse: w Não disquei e falei pelo 190 com a Polícia. O policial disse-me que esta é uma ligação do Comando Vermelho, das penitenciárias do Rio de Janeiro e que este número se acionado é mais que um clone, é uma extensão de seu telefone. A partir daí, eles ouvem tudo o que você fala e se for interessante pra eles,começam a ameaçar. Isto é sério e extremamente perigoso.

Avisem todos os seus familiares,amigos, principalmente os mais idosos, empregadas, adolescentes, enfim, aqueles que, sem maiores preocupações, possam cair nessa conversa. É bom divulgar. Inclusive alguém da imprensa, pedir para que eles também divulguem, pois infelizmente o golpe já está fazendo vítimas em várias localidades.do país.

Comando Vermelho clona o número do seu telefone?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mas até que ponto a história é verdadeira? O Boatos.org fez uma pesquisa para descobrir a origem do número. Veja a conclusão que chegamos.

Veja o nosso desmentido em vídeo

O boato é velho, mas ainda “pega” muitos internautas. Em uma simples pesquisa na internet, conseguimos localizar relatos da história em 2006. E mais, também encontramos textos com a informação de outro número, o (11) 9965-0000, que também foi desmentido aqui. 

Essa história do “(11)”, assim como as dos números 011-3770-4110 e o 31-99778-9305 que clonavam seu celular, não passa de mais um alerta mentiroso da internet. Além disso, a mensagem possui características de boatos: é alarmista, sem datas e fontes confiáveis, tem pedido de compartilhamento e erros de ortografia comuns.

Para sacramentar: já tem tanto tempo que essa mensagem circula na internet, que se realmente fosse o número do Comando Vermelho, você não acha que já teria sido desativado?

Dito isso, nos despedimos na certeza de que o Comando Vermelho não vai te ligar (pelo menos não com esse número). Ou seja, tudo não passa de mais um desses boatos que circulam na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.