Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Falsa enfermeira está passando HIV em suposto teste de glicose #boato

Falsa enfermeira está passando HIV em suposto teste de glicose #boato

Boato – A Vigilância Sanitária mandou a PM avisar que uma mulher está no centro da cidade pedindo para as pessoas fazer o teste de glicose. Na verdade, ela está passando o vírus HIV.

Os leitores mais assíduos do Boatos.org sabem que lendas urbanas envolvendo crimes bizarros são recorrentes no nosso site. A história de hoje faz uma alerta para as pessoas não serem vítimas de uma mulher que estaria passando aids para as pessoas no “centro da cidade”.

De acordo com o texto, que ganhou força pelo WhatsApp e começou a se espalhar em redes sociais, uma mulher vestida de enfermeira está no centro da cidade (no caso do boato espalhado em Brasília, na região do Plano Piloto) chamando as pessoas para fazer um teste de glicose gratuito. Na realidade ela está infectando as pessoas. Leia o texto:

Pessoal. …se vcs forem ao plano piloto e por ventura alguém lhes abordarem e pedirem pra vcs fazer a medição da glicose…Denuncie, pois esta pessoa está passando o vírus do HIV….repassando! Repassem para os contatos de vocês! Vigilância sanitária que mandou pra PM informar a população. Ela esta vestida como enfermeira. Por via das dúvidas…. Recebi e estou encaminhando….

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Uma história nesse tom já é mais do que suspeita. Ao fazer uma busca na internet sobre o assunto, descobrimos que não é só na capital federal que o boato se espalha. Os principais jornais de Vitória já lançaram matérias fazendo desmentidos da história. Também vimos o desmentido em um blog da cidade de Caicó (RN).

Confira o desmentido em vídeo:

Só o fato da mesma história (que não cita fontes, é cheia de erros de ortografia e alarmista) acontecer em diversos lugares faz a gente pensar em duas possibilidades: ou é mentira ou uma quadrilha de enfermeiras loucas está atacando por todo Brasil. Qual será a mais plausível? A resposta é fácil, tenta aí.

Além disso, raciocine: por que a vigilância sanitária pediria para a Polícia Militar para avisar as pessoas sobre o problema. Não seria mais fácil a vigilância sanitária avisar por si só? Mais uma vez, questão simples de ser respondida.

Com isso, chegamos à conclusão de que a história é falsa. Por isso, se você vir uma mulher no centro da cidade fazendo testes de glicose no centro da sua cidade, pode fazer o teste (claro que se for em um lugar confiável e limpo). Saber essa informação pode poupar você de doenças futuras.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores (e amigos) Leyberson Pedrosa, Davi de Castro e Líria Jade. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.