Usar calça caída significa estar disponível para sexo com homem #boato

Boato – A moda de usar calça caída teve origem nas penitenciárias dos Estados Unidos. Mostrar a cueca seria o sinal de que o preso estava disponível para ter relações sexuais com outros homens.

O boato de hoje envolve moda. Mais precisamente, envolve o duvidoso (ou não) hábito de andar com as calças abaixo da cintura, estilo chamado de sagging. Um texto que circular por alguns blogs e redes sociais no Brasil aponta que, apesar do estilo denotar periculosidade, ele teve origens homossexuais.

De acordo com o texto, que pode ser lido no próximo parágrafo, o estilo foi lançado nas penitenciárias americanas por presos que precisavam se mostrar sexualmente disponíveis para outros homens. A tática seria utilizada para despistar guardas. Leia:

SE VOCÊ ACHA QUE ANDAR DE CALÇAS CAÍDAS, MOSTRANDO A CUECA É MANEIRO, LEIA ISTO Esta tendência nasceu nas penitênciárias dos Estados Unidos, onde os reclusos que estavam receptivos a manter relações sexuais com outros presos precisaram inventar um sinal que passasse despercebido aos guardas prisionais, para não sofrerem consequências.

Por isso, quem usasse calças caídas abaixo da cintura, as vezes, de modo até mostrar parcialmente as nádegas, demonstrava que estava disponível para fazer sexo com outros homens. – “MODISMO”, AS PESSOAS COPIAM A MODA, SEM SABEREM DE ONDE VEIO E O PORQUE ….. – TEM FILHO USANDO CALÇA CAÍDA? – LEIA ISSO E PASSE PARA ELE O SIGNIFICADO E QUAL A SUA ORIGEM. DEPOIS DE LER, NUNCA MAIS USARÃO. 

Infelizmente ou felizmente, a história é falsa. Na realidade, o boato teve origem nos Estados Unidos (local onde nasceu o sagging) e foi desmentindo por alguns sites. Um deles é o Snopes (que também trata de boatos na internet).

De acordo com o Snopes, o boato foi montado graças ao fato de existir muitos casos homossexuais na prisão e a origem da calça baixa ter sido nesse local. O site aponta que o uso da calça baixa nasceu porque os detentos não podem usar cintos (uma potencial arma ou ferramenta para suicídio) na cadeia e costumam perder peso após ficarem presos. Logo, quanto mais baixa a calça, maior era o tempo de prisão.

Nos anos 1990, cantores de hip-hop adotaram o estilo. E, pelo o que se pode ver, eles não ficaram nada felizes com a lenda da origem da calça baixa. Esse post intitulado “o mito da calça baixa precisa parar” conta a origem do uso.

E aí a moda se espalhou não só por rappers, como também por artistas pop (como Justin Bieber), jovenzinhos e, provavelmente, por homens que se mostram sexualmente disponíveis para outros. Mas aí já é outra história.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)