Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Leite Tirol proíbe caminhoneiro de usar bandeira do Brasil durante frete #boato

Leite Tirol proíbe caminhoneiro de usar bandeira do Brasil durante frete #boato

Leite Tirol proíbe caminhoneiro de usar bandeira do Brasil durante frete, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Empresa Tirol manda seus caminhoneiros retirarem a bandeira do Brasil durante a realização dos fretes de entrega de leite. 

Com a proximidade do dia 7 de setembro de 2021, algumas pautas andam tendo mais destaque do que outras. Isso porque grupos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro prometem realizar manifestações nesta data com a mobilização de diversos setores da sociedade.

E de acordo com histórias que já circularam, os protestos terão apoio de milhares de caminhoneiros que prometem parar o país. E bem, como já falamos por aqui: isso não deve acontecer.

Entretanto, parece que o assunto caminhoneiros ainda deve se estender por algum tempo. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a empresa Tirol teria proibido seus caminhoneiros de usar a bandeira do Brasil durante seus fretes. “Esta empresa de leite mandou seus caminhoneiros tirar a Bandeira do  Brasil dos caminhões não compre este leite”, diz uma das publicações.

Leite Tirol proíbe caminhoneiro de usar bandeira do Brasil durante frete?

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

A informação foi amplamente compartilhada nas redes sociais, especialmente no Facebook e no Twitter, onde apenas uma publicação já tem quase 12 mil curtidas. Apesar disso, a história não tem nada de verdade. A explicação fica por conta de uma história bastante parecida e pelo desmentido da própria empresa.

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, com o caráter completamente vago, extremamente alarmistas e pela falta de fontes confiáveis. Além disso, histórias sobre o “grande 7 de setembro” têm sido comuns na internet. 

Ao procurar por histórias similares, encontramos uma informação publicada em um site local de Santa Catarina. No dia 3 de setembro de 2021, o portal publicou um caso envolvendo a cooperativa Cooperoeste Terra Viva e um caminhoneiro. De acordo com a notícia, o motorista teria sido impedido de usar a bandeira do Brasil em seu caminhão. Após a repercussão do caso, a cooperativa veio a público informar que o ocorrido envolveu a transportadora terceirizada e o caminhoneiro. Além disso, informou também que nada tem a ver com o caso.

Como é possível observar, a história não tem nada a ver com a Tirol e muito menos é uma orientação geral aos caminhoneiros. Resolvemos, então, buscar por mais informações nas redes sociais da empresa Tirol. Descobrimos que a empresa fez questão de desmentir o burburinho e informou que desconhece qualquer situação parecida. Além disso, a empresa ainda destacou que essa proibição é totalmente contrária às orientações da direção da empresa, que também utiliza a bandeira do Brasil em sua sede. Na nota, a empresa ainda diz que “respeita todas as ideologias”. Leia nota:

A Tirol esclarece que não é do seu conhecimento nenhuma proibição do uso de simbolos nacionais e que o fato não condiz com as orientações da direção da empresa, que inclusive os utiliza em sua sede matriz. O áudio que narra a situ situação chegou até o grupo com a caracteristica “encaminhado com frequência”, que geralmente é uma marca das fake news. O grupo, que conta com mais de 1.800 colaboradores, é uma empresa democrática e que respeita todas as ideologias.

Por fim, depois de toda a repercussão, a empresa Tirol fez questão de deixar uma postagem em comemoração ao dia 7 de setembro com a imagem de uma bandeira do Brasil (para mostrar que essa história está enterrada).

Em resumo: a história que diz que a empresa Tirol teria proibido um caminhoneiro de usar a bandeira do Brasil durante seu frete é falsa! A história surgiu após uma situação semelhante ocorrer entre uma transportadora terceirizada contratada pela Coperoeste Terra Viva e um caminhoneiro. Além disso, a própria Tirol fez questão de desmentir o caso e informou que, inclusive, usa a bandeira do Brasil em sua matriz. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso