Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ladrões deixam torneiras abertas à noite para realizar assaltos #boato

Ladrões deixam torneiras abertas à noite para realizar assaltos #boato

Boato – Assaltantes estão abrindo torneiras nos quintais para atrair as pessoas da casa para fora e realizar assaltos à noite.

Com o aumento da criminalidade e a violência, a sensação de insegurança só faz crescer por todos os lados. Nas cidades grandes ou nas pequenas têm sempre um caso de roubo, assalto, sequestro ou (pior ainda) de assassinato que assusta a população local e deixa todos em alerta.

As notícias e o alarmismo constantemente mostrado na imprensa intensificam a sensação de insegurança tornando as pessoas mais suscetíveis a cair em ciladas como correntes falsas e avisos sem fundamento. Com tanta história ruim aparecendo na televisão e acontecendo por aí, fica fácil acreditar, por exemplo, que bandidos estão utilizando torneiras nos quintais para realizar assaltos.

Pois é isso, estão repassando no WhatsApp que há um novo método de roubo sendo aplicado. Os ladrões estariam abrindo as torneiras externas das casas – essas que geralmente ficam nas garagens ou quintais – para chamar a atenção dos donos da casa, atraí-los até lá fora e então aproveitar a abertura para assaltar o ambiente. Confira o recado:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Caso o senhor ou a senhora acorde durante à noite  e ouvir que a torneira de seu pátio está jorrando (aberta) Não Saia do Interior de sua Casa para fechá-la! É um novo golpe dos ladrões. Eles estão usando esse artifício para que o cidadão de bem saia do interior da moradia e com isso torne-se vulnerável a um assalto à mão armada. Novas engenhocas para perturbar, ferir e roubar o patrimônio e a paz das pessoas de bem.

Ladrões têm deixado torneiras abertas para realizar assaltos?

É claro que ladrões, assaltantes e foras da lei têm muita criatividade, vemos isso a cada dia com as maracutaias inovadoras do crime. E quando achamos que já vimos de tudo, aparece até assaltante que escala parede para assaltar andares mais altos… Realmente não está fácil.

No entanto, antes de acreditar nesta corrente, vamos refletir um pouco sobre padrões. Padrão é algo que acontece repetidamente da mesma forma e/ou alguma coisa que possui as mesmas características. Quando algo ruim que ocorre repetidamente chama atenção é comum que se avise ou alerte aos outros sobre o “perigo” e é por isso este aviso faz todo o sentido, certo?

Errado. Este aviso não é correto porque não há padrão. E sabemos disso simplesmente porque buscamos qualquer relato sobre assaltos realizados com o suposto golpe das torneiras abertas e não encontramos nada. Nenhuma denúncia, nenhuma notícia na imprensa, nadica. E ah, a imprensa adora noticiar crimes com padrões.

Além disso, vamos pensar logicamente sobre esse método. Assaltos e roubos de domicílios são organizados com cuidado e a regra mais básica é não se expor para não chamar a atenção de vizinhos que podem recorrer à polícia. Seria um risco muito grande ficar esperando do lado de fora até que os donos da casa ouvissem as torneiras abertas. Isso se eles ouvissem. Qualquer demora poderia ser decisiva para que alguém notasse a presença de pessoas estranhas na frente da casa do vizinho.

E, para finalizar, a mensagem tem aqueles clássicos indícios de boataria. Não informa onde, quando ou a fonte que passou a informação, além de ter um tom alarmista sem indicação alguma de veracidade.

Resumindo, na falta de provas de que esse tipo de roubo/assalto tem ocorrido, sem qualquer indício dessa metodologia sendo noticiada nos jornais e considerando que a mensagem é muito suspeita, dá para cravar que é mais um #boato. E um alerta desse tipo, falso e se espalhando rápido por aí, pode até criar um problemão – imaginem se os ladrões se inspiram e começam com isso, de quem vai ser a culpa?

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.