Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ladrões disfarçados de vendedores de colchões ortopédicos estão assaltando casas #boato

Ladrões disfarçados de vendedores de colchões ortopédicos estão assaltando casas #boato

Ladrões disfarçados de vendedores de colchões estão assaltando casas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Dois homens disfarçados de vendedores de colchões estão realizando assaltos em casas em diversas cidades do Brasil.

Como já falamos algumas vezes, em um período de entressafra de fake news, o que não tem faltado é história falsa já desmentida voltando a circular.

A história que vamos tratar hoje aponta que a polícia está alertando que dois bandidos disfarçados de vendedores de colchões estão realizando assaltos. A história é acompanhada de fotos dos supostos assaltantes e está circulando como se fosse de diversas cidades do Brasil. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

‘Atençaõ ta andando nas casas 2 rapazes fazendo demosntraçoes de colchoes ortopedicos naõ abram o portao pra eles e nem os deixam entrar em sua casa cuidado sao ladroes e estao fortemente armados passa esta mensagem pra todas as pessoas que você conhece vamos ficar vigilantes.’

Ladrões disfarçados de vendedores de colchões estão assaltando casas?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O que não faltou foi gente compartilhando a história na Internet. Porém, a tal tese não só é falsa como foi desmentida em 2015 aqui no Boatos.org. Relembre o que escrevemos na época:

Comecemos pelo óbvio, essa história é mentira. Agora discursemos sobre o porquê dessa afirmação tão direta. Primeiramente, erros de ortografia e concordância, como bem sabemos é sinal típico de boato. Depois, informações sem fonte, em tom alarmista e que envolvem algum assunto corriqueiro, também é típico de história falsa.

Por experiência, já vimos também que correntes postadas e compartilhadas com esse tipo de aviso, geralmente são furada, das quais muitas vezes resultam em tragédias e pessoas inocentes acusadas injustamente.

Maior prova, porém, de que tudo não passa de enganação é a flexibilidade do boato. Acontece que os tais ladrões disfarçados de vendedores de colchões supostamente apareceram na Paraíba, no Paraná, no Mato Grosso, em Rondônia. Em comentários no Facebook encontramos pessoas (atentas à mentira) afirmando que a história já tinha corrido o Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Será que virou moda assaltar casas vestido de vendedor de colchão ou os assaltantes estão indo de estado em estado para não deixar pistas? Nem uma coisa nem outra, já que a imagem compartilhada e a mensagem de alerta eram as mesmas em todos os estados. Ou seja, um viral mesmo, e daqueles bem falsos.

Só o fato de a história circular a muito tempo, com as mesmas imagens e não ter um registro em fontes confiáveis ou caso real que descreva o “assalto” em questão. De lá pra cá, a história foi desmentida por diversas autoridades policiais Brasil afora. Ou seja: era falso e continua sendo falso.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que ladrões estão disfarçados de vendedores de colchões para realizar assaltos em casas. Trata-se de uma fake news lá de 2015 que voltou a circular agora em 2023 na Internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso