Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menino Kauã foi raptado no shopping RioMar e está desaparecido #boato

Menino Kauã foi raptado no shopping RioMar e está desaparecido #boato

Boato – Compartilhe a foto do menino Kauã, de um ano e meio. Ele foi raptado no shopping RioMar, na loja Zara, e está desaparecido.

Não sei se você se lembra de algum dos tantos boatos que desmentimos sobre crianças desaparecidas. Um dos mais clássicos deles é o que estava relacionado a uma criança chamada Kauã, desmentido por aqui em 2016. Na época, a foto de uma criança foi compartilhada a torto e a direito na web. No fim, virou um boato.

Eis que, em 2018, outro Kauã volta a tomar conta da internet pelo mesmo motivo de seu “xará”. De acordo com um texto que circula online, o menino teria sido raptado no “shopping RioMar” (pelo DDD na mensagem, afere-se que o caso teria ocorrido em Fortaleza) e que estava desaparecido. A mensagem pedia, ainda, que a foto de Kauã fosse compartilhada na web. Leia uma das versões do texto:

Este é o Kauã filho de um amigo. Ele tem apenas um ano e meio e foi raptado, na tarde de ontem no shopping Rio Mar, loja Zara. Por favor, compartilhar essa imagem pode por fim a dor de uma família. Não importa quem você seja ou onde esteja, fazer sua parte é importante. Não feche seus olhos. Porfavo entrem em contato zap 85 (telefone).

Menino Kauã foi raptado no shopping RioMar e está desaparecido?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O print do post do Facebook se espalhou muito no WhatsApp e deixou muita gente preocupada. Mas será mesmo que o menino da foto se chama Kauã e há um Kauã que foi sequestrado na loja Zara do Shopping RioMar? A resposta para as duas perguntas é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, a mensagem carrega as principais características de um boato online. É alarmista, tem informações vagas (por que, por exemplo, não colocar o sobrenome de Kauã e nem data do desaparecimento?), erros de português (como o Porfavo) e pedido de compartilhamento. Esse “pacote” faz com que a gente desconfie do caso.

O segundo ponto que denuncia a farsa está na negativa do próprio RioMar de que Fortaleza. Ao jornal O Povo, a assessoria de imprensa do shopping afirmou que nunca houve desaparecimento do garoto da foto e que esse é um boato que “vai e volta com o passar dos anos”.

Já sabemos que não há desaparecimento de nenhum Kauã no shopping RioMar. Mas e a criança da foto? Ao buscarmos a origem dele, descobrimos que é um menino de Macaé (RJ) e que não se chama Kauã. Em 2016, a mãe do garoto (que vamos preservar a identidade) fez diversas postagens no Facebook pedindo para que as pessoas não compartilhassem a foto do seu filho.

Resumindo: a história que aponta que o menino Kauã foi sequestrado no shopping RioMar e está desaparecido é falsa. Se você receber a foto da criança de alguém, delete e envie um “Boatos.org” para a pessoa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.