Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Justiça solta acusado de matar idosa de 106 anos a pauladas no Maranhão #boato

Justiça solta acusado de matar idosa de 106 anos a pauladas no Maranhão #boato

Boato – Justiça mandou soltar Alypio Noleto da Silva, acusado de matar idosa de 106 anos a pauladas no Maranhão. De acordo com o juiz, ele não apresenta risco à sociedade.

Nos últimos dias, a notícia de que a idosa Antônia Conceição da Silva, de 106 anos, foi assassinada a pauladas dentro da sua casa durante a madrugada, em Feira Nova do Maranhão, causou comoção nas redes sociais. A comoção virou revolta para muitas pessoas que leram a informação (indicada por uma publicação na internet) de que o acusado pelo crime (Alypio Noleto da Silva, preso no dia 23 de novembro). já foi liberado pela Justiça.

A “notícia”, que circula em blogs e no Facebook, dá conta que o criminoso acusado de matar a idosa de 106 anos a pauladas já estaria em liberdade. A informação aponta ainda que o juiz responsável pelo caso liberou o criminoso “por não oferecer risco a sociedade” e que a decisão foi cumprida na manhã de ontem. Leia o que diz trechos da publicação:

POLICIA: Acusado de assassinar a pauladas uma idosa de 106 anos para roubar R$ 30 é solto pela Justiça por “não oferecer risco a sociedade”. “Ele não pode ficar confinado em uma prisão, pois isso retiraria dele qualquer chance de estudar, trabalhar e construir um futuro”. Essa alegação está contida no despacho assinado pelo Juiz da cidade de Feira Nova no Maranhão, para determinar a liberdade do latrocida Alipio Noleto da Silva, acusado de assassinar a idosa de 106 anos Antônia Conceição da Silva morta a pauladas na madrugada do dia 17 de Novembro. Outro argumento do Juiz para determinar a soltura é que o réu não apresenta qualquer risco à sociedade, portanto, mantê-lo preso seria ir na contra-mão da lei.

Justiça soltou acusado de matar idosa de 106 anos a pauladas?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Nem precisamos dizer que a história viralizou online. Mas será mesmo que a Justiça soltou o acusado de matar a idosa de 106 anos a pauladas? A resposta é não. Entenda os porquês.

Pois bem, só de dar uma olhada rápida na história, já dá para desconfiar do que estava escrito. E não é para menos: afinal, sequer é dito o nome do juiz que determinou a liberdade do criminoso. O texto só diz que é o juiz de Feira Nova do Maranhão (MA). Porém, a comarca que atende a região é a de Riachão (MA), o que só levanta mais suspeitas.

Além disso, ao buscar mais informações sobre a liberdade de Alypio Noleto, não encontramos nada. Aliás, só encontramos o mesmo texto e reproduções dele (inclusive em veículos de mídia que caíram na balela), o que é mais estranho ainda já que o anúncio da morte e da prisão foram bem noticiados na mídia.

Para desvendar de vez o mistério, saiba que o site que publicou a informação é conhecido nas páginas do Boatos.org como disseminador de fake news. Inclusive, há alguns dias, publicou a história de que os policiais que salvaram a idosa em Valença (RJ) seriam investigados pelo Ministério Público.

Resumindo: A história de que a Justiça soltou o acusado de matar idosa de 106 anos a pauladas é falsa. O sujeito continua preso, não existe juiz na comarca e a “notícia” surgiu em um site de fake news. Ou seja, é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.