Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Sargento da Polícia Militar tem prisão decretada após prender filho de juiz #boato

Sargento da Polícia Militar tem prisão decretada após prender filho de juiz #boato

Boato – Vídeo mostra um sargento da Polícia Militar tirando a farda depois que teve prisão decretada por juiz após policial prender seu filho na blitz da Lei Seca.

No meio da crise institucional que o Brasil atravessa, o único dos três poderes que está conseguindo escapar do “linchamento político” é o Judiciário. Mas, obviamente, já há quem faça críticas a juízes. Um delas, a de que eles se consideram “especiais”, está bem explícita em um texto um tanto quando confuso que circula online.

De acordo com postagens no Facebook, um policial teria a prisão decretada após prender um filho de juiz na blitz da lei seca. O vídeo que acompanha a mensagem mostra o policial tirando a farda e uma discussão. Leia e assista (texto é reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que sargento da PM foi preso após prender filho de juiz na blitz
Print da notícia falsa que fala que sargento da PM foi preso após prender filho de juiz na blitz

Juiz decreta prisão de sargento da PM que prendeu filho de juiz em blitz?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Deu para entender a história? Um juiz mandou prender um policial que prendeu o filho do juiz que mandou prender o policial. Será que este enredo, digno de um episódio de Tom e Jerry é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o texto compartilhado no Facebook segue todas as características de notícias falsas que circulam online: tem o texto vago, erros de português, caráter alarmista e pedido o compartilhamento. Apenas com isso, você já poderia, com certeza, desconfiar de que se trata de um boato.

Apesar das informações vagas, conseguimos descobrir algumas coisas assistindo à filmagem. A primeira (que pode se perceber pelo uniforme dos policiais) é de que se trata de um membro da Brigada Militar (polícia militar do Rio Grande do Sul). Tentamos achar a informação, em algum site de notícias, do caso do juiz que mandou prender o policial no Rio Grande do Sul e não achamos nada.

Ao procurar sobre o assunto, o caso mais parecido que achamos foi o do juiz que teria pedido a prisão de um policial que prendeu outro policial. Isso aconteceu em março de 2015, em Alagoas, mas não tem nada a ver com a história apresentada no vídeo.

Ao acompanhar o enredo do vídeo, pode-se notar facilmente de que não se trata de uma voz de prisão. Trata-se de um pedido de averiguação (revista) no policial. A conversa no vídeo aponta que ele foi acusado de estar com o celular da outra pessoa no vídeo. Depois da revista, a pessoa confirma que nenhum dos celulares em poder do policial é roubado.

Outra informação, essa decisiva para cravarmos que a história é falsa, é que achamos registros do vídeo datados de maio de 2015. Ou seja, o vídeo não é novo e se fosse real, com certeza teria dado muita repercussão. Detalhe: em 2015, ninguém falou nada sobre juiz ou prisão de sargento da PM.

Resumindo: a história que aponta que um juiz teria decretado a prisão do sargento da PM que prendeu o seu filho na blitz da lei seca é falsa. Trata-se de um vídeo antigo e de uma história que não tem relação nenhuma com a filmagem. Típico de boatos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.