Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Jovem que foi humilhado por garotas no Bob’s ganhou uma bolsa de estudos #boato

Jovem que foi humilhado por garotas no Bob’s ganhou uma bolsa de estudos #boato

Boato – Depois de ser humilhado por duas garotas enquanto trabalhava na lanchonete Bob’s e ter vídeo divulgado, jovem ganhou uma bolsa de estudos na Unisuam (faculdade em que estuda uma das meninas).

Nos últimos dias, um vídeo viralizou em redes sociais e chamou atenção na internet. Nas imagens (que não vamos exibir aqui), duas garotas xingam um rapaz enquanto ele trabalha em uma lanchonete da rede Bob’s. Depois de publicado na conta do Instagram de uma das garotas, o vídeo viralizou e muita coisa aconteceu.

A primeira consequência foi uma enxurrada de críticas às meninas. Após isso, uma delas tentou se defender da acusação de racismo dizendo que era ex-namorada do rapaz. A partir daí, muita história começou a circular na internet (nem todas verdadeiras).

Uma das publicações que mais fez sucesso online dá conta de que o rapaz acabou, por causa do episódio, ganhando uma bolsa de estudos da faculdade Unisuam (instituição na qual uma das garotas estuda). Leia algumas das versões da história que circularam por aí:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: A UNISUAM dará uma bolsa de estudos de 100% ao jovem que foi humilhado pelas meninas no Bob’s, segundo informações. Parabéns UNISUAM por seu gesto!! JUNTOS VOAMOS MAIS ALTO!DÁ-LHE CORUJA!

Versão 2: A faculdade Unisuam vai dar uma bolsa de estudos 100% para o jovem que foi humilhado pelas meninas no Bob’s. Parabéns, melhor noticia do dia! Versão 3: Acabamos de receber a informação que a UNISUAM vai dar uma bolsa de estudos de 100% para o jovem que foi humilhado pelas meninas no Bobs. Parabéns !

Jovem que foi humilhado por garotas no Bob’s ganhou uma bolsa de estudos?

O que não faltou na internet foi compartilhamento da história. Afinal, o enredo seria de uma sonora vingança. Mas será mesmo que o jovem que foi xingado pelas meninas no Bob’s ganhou uma bolsa de estudos para cursar uma faculdade? Pelo menos por enquanto (três dias após o episódio), a resposta é não. Vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com o anúncio, já ficamos desconfiados. O primeiro ponto que entrega a farsa está no fato de que as mensagens que circulam por aí têm algumas das principais características de boatos online: vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis.

O segundo ponto que nos faz ficar desconfiados está na forma em que a informação nasceu. Tudo começou quando a própria Unisuam publicou uma nota de repúdio ao episódio e “pediu ajuda” para que o rapaz fosse localizado. Por causa do pedido, muita gente começou a “dar a ideia da bolsa”. Em pouco tempo, a “ideia” tinha virado “fato”. E aí chegamos ao terceiro ponto.

Não achamos a informação em nenhuma fonte confiável. Desde que o assunto eclodiu na internet, tivemos algumas matérias da mídia (principalmente em sites de notícias do Rio de Janeiro) e não há nada sobre a tal bolsa de estudos. A última notícia sobre o assunto aponta que o jovem prestou queixa na 54ª DP (Belford Roxo) e que continua trabalhando na lanchonete. Não há nada sobre qualquer oferecimento de bolsas de estudos.

Além disso, não há qualquer anúncio oficial da Unisuam (o que seria além de uma boa ação, uma grande ação de marketing) sobre o oferecimento da bolsa. O máximo que teve (como dito antes) foi um comentário repudiando o episódio e pedindo o contato do rapaz. E, pelo menos por enquanto, a coisa parou por aí.

Tentamos, inclusive, entrar em contato com a instituição, mas não obtivemos respostas sobre o caso. Os e-mails não foram retornados e a mensagem no Facebook oficial foi visualizada, mas não respondida. Só para garantir, também conferimos se há qualquer informação sobre a tal bolsa de estudos nas contas em redes sociais do rapaz agredido ou de familiares (que não vamos divulgar aqui) e, mais uma vez, não achamos nada.

Resumindo: apesar de a Unisuam (faculdade na qual estuda uma das garotas que agrediu o rapaz) ter se pronunciado sobre o caso e pedido o contato do garoto, a informação que aponta que o jovem que foi humilhado no Bob’s ganhou uma bolsa de estudos é, pelo menos por enquanto, um boato. Se a situação mudar (vai que alguém se motiva com o nosso desmentido), a gente atualiza por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.