Jacaré açu gigante de 14 metros é encontrado na Ilha de Marajó, no Pará #boato

Boato – Imagens mostram jacaré açu gigante que foi encontrado e morto na Ilha de Marajó (Pará). Ele tinha 14 metros, 400 quilos e já havia afundado um navio.

É fato que a internet se tornou terreno fértil para a disseminação de diversas “histórias de pescador”. O que ficava apenas em conversas de bar hoje circula a torto e a direito por aí. É o caso da “notícia” que será tratada hoje por aqui.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2XrGSBD

Confira o nosso Instagram:

Instagram

De acordo com informações que circulam online, um jacaré gigante da espécie açu foi encontrado na Ilha de Marajó (Pará). De acordo com a história, ele tinha 14 metros, foi morto por pescadores e já havia sido responsável pelo naufrágio de um navio há 38 anos. Leia o texto que circula online:

Jacaré gigante é assassinado no Marajó Gigante jacaré Açu foi visto e morto por pescadores na divisa das Regiões de Muana e Limoeiro do ajuru na baía do marapata com o rio Tocantins na ilha do Marajó hoje 16/05. O Animal pesando 2/5 toneladas e 14 metros aproximadamente.

Moradores da redondeza contaram a biólogos que o animal tinha aproximadamente 170 anos de vida! E já tinha feito vítimas fatais como do naufrágio do navio que transportava 96 passageiros com destino a Óbidos no ano de 1980 a 38 anos a trás. Que apenas 18 pessoas foram achadas com vida, e as outras 78 nem os corpos até hoje foram encontrados.

Jacaré açu gigante de 14 metros é encontrado na Ilha do Marajó?

É claro que as fotos são impressionantes. Mas será mesmo que a história que fala do jacaré encontrado na Ilha de Marajó que tem 14 metros e blábláblá é real? É claro que não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ponto inicial: temos uma grande impressão de que as imagens foram editadas. Mas como não temos certeza disso (quem tiver provas, nos ajude), partimos de outros fatores para desmistificar o caso.

O primeiro está na discrepância entre o que é descrito e as próprias imagens. Obviamente, o animal da foto não tem 14 metros. É só olhar a proporção entre o tamanho dele e dos pescadores.

Além disso, o animal usado na imagem (ou montagem como preferir) sequer é um jacaré. O formato da cabeça e dos dentes mostram que o animal é um crocodilo (mais detalhes sobre as diferenças aqui). Detalhe importante: não existem crocodilos no Brasil.

Com isso (e com buscas que mostraram as mesmas imagens circulando como se fossem de países asiáticos), chegamos à conclusão de que elas não são do Brasil. Mas ainda ficou uma dúvida: será que há alguma chance da história ser real? Também não.

Para começar, a história carrega todas as características de notícias falsas online (que vocês já sabem). Além disso, o causo do “jacaré que afundou o navio” ou mesmo da “captura do animal” não saiu em nenhum veículo de mídia confiável. Outro ponto: a página que publicou a mensagem é de notícias falsas (assumidamente, por sinal) e nada mais fez do que “evoluir” (aumentando o tamanho do jacaré, por exemplo) uma fake news de 2015.

Resumindo: mesmo sem ter certeza absoluta de que se trata de uma montagem, sabemos que a história que aponta que um jacaré açu gigante de 14 metros foi encontrado na Ilha de Marajó é falsa. Não passa de mais um boato online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)