Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que Israel tenha mandado 40 aeronaves para realizar resgates no RS

É falso que Israel tenha mandado 40 aeronaves para realizar resgates no RS

Israel enviou 40 aeronaves e helicópteros para resgates no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Israel resolveu enviar 40 aeronaves e helicópteros para realizar resgates no Rio Grande do Sul.

Análise

No contexto das enchentes do Rio Grande do Sul, um vídeo está viralizando com força na internet. Ele aponta para uma suposta ajuda valiosa vinda de Israel para o estado.

Nas imagens, há helicópteros genéricos. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que o país teria enviado 40 aeronaves de resgate e elas teriam chegado a Porto Alegre. “40 aeronaves de Israel chega no Rio Grande. Israel chega no Rio Grande”, diz a mensagem. Veja o vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

@dirleneraider393feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!!!!!coisa linda de ver!!!!♬ som original – Raider

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

Não demorou para a história viralizar, principalmente entre setores que nutrem mais simpatia por Israel. Porém, a história não procede. Para fazer a verificação do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Israel enviou aeronaves para participar de resgates no Rio Grande do Sul? 2) A história que aponta para aeronaves israelenses é baseada em alguma notícia antiga? 3) Israel enviou ou prometeu enviar algum tipo de ajuda ao Rio Grande do Sul?

É verdade que Israel enviou aeronaves para participar de resgates no Rio Grande do Sul?

Não. Ao buscar por qualquer informação relacionada ao assunto, nada encontramos em fontes confiáveis. É importante citar que uma operação que envolvesse tantas aeronaves não poderia ter sido feita “secretamente”.

A história que aponta para aeronaves israelenses é baseada em alguma notícia antiga?

Há um áudio de uma locução que fala que “militares israelenses vão ajudar nas buscas” e “e que falam de um grupo de 130 militares” que estariam participando das buscas. O áudio é, na realidade, de uma matéria da TV Super Canal da época dos desastres de Brumadinho. Não há qualquer ligação com as chuvas no Rio Grande do Sul.

Israel enviou ou prometeu enviar algum tipo de ajuda ao Rio Grande do Sul?

De aeronaves, não. O que há é o envio de purificadores de água para o estado, que sofre um grave problema de abastecimento de água potável. O envio foi divulgado pela Embaixada de Israel no Brasil.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Israel tenha mandado 40 aeronaves (ou helicópteros) para os resgates de vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. O vídeo é de uma matéria antiga e não há a previsão de envio deste tipo de ajuda ao Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).