Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Instituto Nise da Silveira será fechado pelo prefeito do Rio de Janeiro #boato

Instituto Nise da Silveira será fechado pelo prefeito do Rio de Janeiro #boato

Boato – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, quer fechar o Instituto Nise da Silveira, hospital voltado para o tratamento de doenças mentais e que foi tema de um filme.

A depressão e as doenças mentais são, como muitos dizem, um dos piores males do Século XXI. A prova disso está na importância de centros públicos para o tratamento deste tipo de doença (que acomete pessoas de todas as idades e classes sociais). É justamente sobre a “ameaça” a um deles que vamos falar hoje.

De acordo com mensagens que viralizaram em redes sociais e chamam para uma petição online, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou que pretende fechar o Instituto Nise da Silveira, localizado na região do Engenho de Dentro. Leia duas versões da história que circula na internet:

Versão 1: O Prefeito do Rio de Janeiro quer fechar o Instituto Nise da Silveira agora dia 30 de abril! Para quem não conhece é aquele do filme! Um absurdo! Por favor assinem o abaixo assinado e compartilhem em todos os seus grupos de PSI pedindo apoio!

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: URGENTE! Caros colegas e amigos, solicito a ajuda de vocês para assinarem essa petição contra o fechamento do Instituto Nise da Silveira, que irá prejudicar pacientes, médicos e psicólogos que atuam nessa conceituada instituição para doenças mentais. Assinem e compartilhem com o máximo possível de pessoas (da nossa área profissional e população em geral).

Instituto Nise da Silveira será fechado pelo prefeito do Rio de Janeiro?

A mensagem se espalhou muito na internet e deixou muita gente em dúvidas sobre o fechamento da instituição (que ao contrário do que é dito em uma das versões, não está em um filme. Quem está a psiquiatra Nise da Silveira, homenageada no nome da instituição). Mas será mesmo que a informação procede? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem e, em seguida, clicamos no link, percebemos que havia alguma coisa errada. Enquanto as mensagens falam em fechamento do Instituto Nise da Silveira, o texto do abaixo-assinado fala em descontinuidade de algumas atividades. Temos, no mínimo, uma contradição.

Já desconfiados sobre o tal fechamento do Instituto Nise da Silveira, resolvemos buscar mais informações a respeito do assunto na internet. Nada encontramos em fontes confiáveis. Mais uma busca e descobrimos que a própria instituição desmentiu a história. Leia nota publicada no Facebook do Instituto Nise da Silveira:

Prezados, Em resposta à Fake News, que está sendo divulgada nas redes sociais, apresentamos nota emitida pela Secretaria Municipal de Saude: “A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que não procede a informação de fechamento até o fim do mês nem do Instituto Municipal Nise da Silveira e nem do Centro Municipal de Reabilitação (CMR) do Engenho de Dentro.

O Centro Municipal de Reabilitação do Engenho de Dentro, que funciona dentro do complexo de prédios do Instituto Nise da Silveira, está passando por uma revisão da oferta de serviços. Especialidades hoje existentes no local, mas sem nenhuma relação com reabilitação, como dermatologia, estão sendo transferidas para unidades com perfil mais adequado a esta oferta, como as policlínicas. No CMR permanecerão apenas as especialidades típicas de reabilitação fisioterápica, que é o perfil deste tipo de unidade. […]

Resumindo: a história que aponta que o Instituto Nise da Silveira será fechado pelo prefeito Marcelo Crivella não procede. Além de a mensagem não ter ligação com o abaixo-assinado que referencia e não estar em fontes confiáveis, a própria instituição e a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro desmentiram a informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.