Informação errada: Brasil é o único país do mundo com o padrão de tomada atual

Brasil é o único país que usa esse modelo de tomada, diz boato
Brasil é o único país que usa esse modelo de tomada, diz boato

Boato – O Brasil é o único país do mundo que adota o padrão de tomada atual. Outros padrões chegam a ser usados por até 46 países.

Uma das mudanças que mais têm causado insatisfação nos brasileiros é o do novo padrão de tomadas. Em vigor desde 2007, muitas pessoas reclamam que não “conseguem ligar nada” nelas. E claro, aproveitam para criar alguns boatos.

Um deles é uma imagem que foi divulgada uma imagem no Facebook . A foto mostra quantos países utilizam os padrões de tomada americano (46), inglês (41), europeu (104), paquistanês (39), australiano (15), “universal” e o brasileiro. O texto diz que o Brasil é o o único a utilizar a tomada atual. Leia um texto que acompanha a imagem:

Modelo brasileiro, utilizado em um único país. Depois que troquei a tomada, reduzi 70% da conta não consigo ligar porra nenhuma nela.

Nos comentários mesmo de algumas postagens, há contradições. Um usuário do Facebook afirma que “Pra quem não sabe o padrão brasileiro é igual ao suíço”. E aparecem muitas reclamações e acusações, como “Bom…. dizem por ai que o detentor da patente do padrão Brasileiro de tomadas é o filho do Lula!!!!! e que ele irá ganhar uma grana sem fazer nada por 20 anos…….. #thebombhasbeenpnated”

Enfim, a questão: O Brasil é o único que utiliza o modelo padrão de tomada atual? Não. E além disso, não existe um padrão universal, apesar de tentativas feitas pela Comissão Elétrica Internacional (IEC), vários países estabelecem seus próprios padrões. No mundo todo existem mais de 100 modelos e o Brasil tomou como referência a norma internacional da IEC 60906-1.

O padrão brasileiro foi definido pela ABNT, em 1998, depois de quatro anos de estudos e discussões do governo, com consumidores, produtores, importadores e pesquisadores. Em 2000, o Inmetro transformou a Norma da ABNT em Regulamento Técnico, de uso obrigatório. A partir disso, os plugues e tomadas fora do padrão só poderiam ser colocados no mercado até o ano de 2006. Como dito antes, o atual padrão entrou em vigor em 2007.

Em 2009, o Inmetro estabeleceu prazos para que a fabricação e exportação de plugues fosse feita no novo padrão até 01/01/2010. E a entidade também definiu que a partir de 01/07/2011 empresas não poderiam mais vender equipamentos fora do padrão. Foi um longo período de transição, com adiamento de prazos e ainda em 2014, alguns brasileiros sentem dificuldade na adaptação.

O modelo da norma IEC 60906-1 foi criado para ser o tipo de tomada mais comum, para ser utilizado em toda a União Europeia e outras partes do mundo. Porém, até o momento, apenas o Brasil, a África do Sul e a Suíça implantaram o padrão parcialmente, pois nem todas as dimensões dos dois modelos são idênticas. A imagem pode ser vista aqui.

Resumindo: apesar de todas as reclamações (realmente não é fácil mudar algumas coisas), a imagem apresenta erros: não existe padrão universal de tomada e o Brasil não é o único país com o padrão de tomadas atual.

4 comentários em “Informação errada: Brasil é o único país do mundo com o padrão de tomada atual

  • 08/10/2014 em 20:53
    Permalink

    Valentim, o governo não regula padrão de tomada. A responsabilidade pela adoção do novo padrão de tomada é da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma entidade privada, sem fins lucrativos. Ela reúne especialistas de diversos segmentos para a criação de normas técnicas. Uma dessas normas é a NBR 14136, que veio regular o padrão de tomadas no Brasil, justamente porque não tínhamos um padrão. A trapalhada é de quem traz produtos para o Brasil sem saber qual o plugue adequado. Esse novo padrão é muito mais seguro no que diz respeito a choque elétrico, como engenheiro eletricista posso lhe garantir isso. Se sua casa tem tomadas antigas, sugiro trocá-las todas pelo padrão novo.

  • 03/10/2014 em 20:15
    Permalink

    Nos comentários mesmo de algumas postagens, há contradições. Um usuário do Facebook afirma que “Pra quem não sabe o padrão brasileiro é igual ao suíço”.

    Sim, o padrão suiço é igual o nosso.

    • 08/10/2014 em 21:03
      Permalink

      Prezado Alexandre, a informação está errada. O padrão suíço de tomadas é diferente do brasileiro. O padrão suíço é baseado na norma suíça SN SEV 1011. A nossa norma para tomadas é a NBR 14136, baseada na norma internacional IEC 60906-1, cuja ideia inicial em 1986 era de padronizar as tomadas em todos os países do Mundo. Apesar de se parecerem muito, os padrões suíço e brasileiro têm diferenças dimensionais importantes.

  • 24/08/2014 em 10:13
    Permalink

    A questão é que fizeram quatro anos de estudos e discussões do governo, com consumidores, produtores, importadores e pesquisadores mas esqueceram de olhar para “baixo” não se importaram com os custos das mudanças e ainda aproveitaram para obter um lucro absurdo com as trocas. O padrão internacional evitaria uso de adaptadores e ainda seguiria as normas. 4 anos de estudo pra um resultado tão egoísta, aproveitador, exploratórios. Você acham mesmo que o Grande Brasil vai ser referencia em algo no exterior com tudo isso? Nem sonhando… Pq o Brasil só se mostra uma vergonha… Principalmente Social…

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)