Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bebê segura dedo de médico durante o aborto #boato

Bebê segura dedo de médico durante o aborto #boato

Boato – Durante um aborto, um bebê suplicou pela vida ao segurar o dedo do médico que estava fazendo o procedimento.

Uma das imagens mais chocantes e conhecidas do final do Século XX acabou se transformando em um boato da internet. Em redes socais e alguns blogs, começou a circular a seguinte mensagem junto com uma foto de um bebê segurando o dedo de um médico. Leia:

O médico estava no meio do processo de aborto, quando o feto colocou a mão para fora e segurou o seu dedo. É uma súplica pela vida, onde não podemos fazer vista grossa. A imagem foi adotada como símbolo principal de muitas organizações anti-aborto. Compartilhe se vc é contra o aborto.

Uma dessas mensagens, datada de 2011, conseguiu nada menos do que 511 mil compartilhamentos no Facebook. Afinal, quem não compartilharia uma mensagem com tanto apelo emocional. Mas só um detalhe: a história da foto acabou levemente distorcida.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A foto realmente existiu. Ela foi considerada por algumas pessoas como a foto do ano de 1999. Por outras, foi considerada a foto da década. Mas, ao contrário do que diz a mensagem, ela não foi tirada durante um procedimento de aborto.

A foto aconteceu durante um procedimento na Universidade de Nashville (Estados Unidos). Um bebê de 21 semanas (quase seis meses) foi diagnosticado com a coluna vertebral quebrada ainda no útero da mãe. Se ele continuasse na gestação, não sobreviveria.

Por isso, foi preciso retirar o útero da mãe para retirar o feto do útero. Durante o procedimento, a foto aconteceu. O fotógrafo americano Michael Clancy estava cobrindo o procedimento pelo USA Today quando o feto colocou o braço para fora e depois recuou. O médico colocou o dedo próximo ao garoto e ele o apertou.

Clancy conseguiu vender a imagem para vários jornais e revistas em todo o mundo e ela ficou conhecida. Toda a história foi narrada no site de Clancy. Neste link, a história é contada com detalhes em português.

Detalhe: a cirurgia foi um sucesso e o bebê foi batizado como Samuel Alexanders Armas. Ou seja, a foto é real. A história de que o bebê colocou a mão para fora durante o aborto é falsa.