Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Indulto do Dia das Mães vai soltar 37 mil presidiários nas ruas #boato

Indulto do Dia das Mães vai soltar 37 mil presidiários nas ruas #boato

Boato – Fique atento! Indulto do Dia das Mães a partir de amanhã vai soltar 37 mil presidiários nas ruas.

Sempre quando um grande feriado chega (como, por exemplo, festas de fim de ano e Páscoa), um assunto vem à tona na internet: a liberação de presos para passar as férias com a família. Agora, o tema também viralizou no Dia da Mães.

Essa é mais uma daquelas histórias que não se sabe de onde saiu e que fala de “saidão” e de “ficar alerta”. Segundo um texto que viralizou nas redes sociais e aplicativos de mensagens, o “bônus” do dia das mães para os presidiários já está ai.

De acordo com a mensagem, o indulto do dia das mães vai soltar cerca de 37 mil presidiários nas ruas. O alerta recomenda redobrar a atenção na rua com assaltos. Leia o que diz a mensagem:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pessoal aviso serio…. A partir de amanha teremos cerca d 37 mil presidiários na rua graças ao induto do dia das mães… Redobrem a atenção na rua com assaltos entre outros…. Repassem para outros grupos e familiares ok…

Indulto do Dia das Mães vai soltar 37 mil presidiários nas ruas?

É claro que, por medo, muita gente, saiu compartilhando essas informações por aí. Mas será mesmo que o indulto vai soltar 37 mil presidiários na rua? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar do boato, um detalhe: indulto e saída temporária são diferentes. A saída temporária ou saidão acontecem em datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita aos familiares. Diferente do indulto, que significa perdão da pena.

Se estamos falando de indulto, seria necessário um Decreto do Presidente da República, com base no artigo 84, XII da Constituição Federal, para fazer a liberação. Dito isso, saiba que o presidente Michel Temer concedeu o benefício apenas para mulheres que cumpriram certos requisitos previstos no decreto presidencial.

Para encerrar a discussão, achamos um detalhe: 37 mil é o número total de mulheres presas no Brasil. Como é possível ver, o decreto é restritivo. Ou seja, não vai soltar 100% das mulheres.

Para além disso, o texto possuí todas as características de um boato: alarmista, sem fontes e cita “amanhã” para ser atual. Como já mencionamos anteriormente, no mundo da boataria é muito comum aparecerem histórias com o bônus “amanhã” para manter o boato atual. Ah, procuramos qualquer vestígio dessa história e não encontramos nada na imprensa.

Resumindo: a história que aponta que o indulto de dia das mães vai soltar 37 mil presidiários é falsa. Tudo não passa de mais um dos muitos boatos sobre saidão que circulam nas redes sociais. Ou seja, mais uma balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Verônica Vronik, Danyelle Comin, Rosaly Antonia, Valéria Pereira e diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no número (61) 99331-6821.