Indulto do Dia das Mães vai soltar 37 mil presidiários nas ruas #boato

Boato – Fique atento! Indulto do Dia das Mães a partir de amanhã vai soltar 37 mil presidiários nas ruas.

Sempre quando um grande feriado chega (como, por exemplo, festas de fim de ano e Páscoa), um assunto vem à tona na internet: a liberação de presos para passar as férias com a família. Agora, o tema também viralizou no Dia da Mães.

Essa é mais uma daquelas histórias que não se sabe de onde saiu e que fala de “saidão” e de “ficar alerta”. Segundo um texto que viralizou nas redes sociais e aplicativos de mensagens, o “bônus” do dia das mães para os presidiários já está ai.

De acordo com a mensagem, o indulto do dia das mães vai soltar cerca de 37 mil presidiários nas ruas. O alerta recomenda redobrar a atenção na rua com assaltos. Leia o que diz a mensagem:

Pessoal aviso serio…. A partir de amanha teremos cerca d 37 mil presidiários na rua graças ao induto do dia das mães… Redobrem a atenção na rua com assaltos entre outros…. Repassem para outros grupos e familiares ok…

Indulto do Dia das Mães vai soltar 37 mil presidiários nas ruas?

É claro que, por medo, muita gente, saiu compartilhando essas informações por aí. Mas será mesmo que o indulto vai soltar 37 mil presidiários na rua? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar do boato, um detalhe: indulto e saída temporária são diferentes. A saída temporária ou saidão acontecem em datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita aos familiares. Diferente do indulto, que significa perdão da pena.

Confira também: é falso que Luciano Huck seja dono de ONG envolvida em tráfico no Rio

Siga-nos no Youtube

Se estamos falando de indulto, seria necessário um Decreto do Presidente da República, com base no artigo 84, XII da Constituição Federal, para fazer a liberação. Dito isso, saiba que o presidente Michel Temer concedeu o benefício apenas para mulheres que cumpriram certos requisitos previstos no decreto presidencial.

Para encerrar a discussão, achamos um detalhe: 37 mil é o número total de mulheres presas no Brasil. Como é possível ver, o decreto é restritivo. Ou seja, não vai soltar 100% das mulheres.

Para além disso, o texto possuí todas as características de um boato: alarmista, sem fontes e cita “amanhã” para ser atual. Como já mencionamos anteriormente, no mundo da boataria é muito comum aparecerem histórias com o bônus “amanhã” para manter o boato atual. Ah, procuramos qualquer vestígio dessa história e não encontramos nada na imprensa.

Resumindo: a história que aponta que o indulto de dia das mães vai soltar 37 mil presidiários é falsa. Tudo não passa de mais um dos muitos boatos sobre saidão que circulam nas redes sociais. Ou seja, mais uma balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Verônica Vronik, Danyelle Comin, Rosaly Antonia, Valéria Pereira e diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no número (61) 99331-6821.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link