Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > “Índia brasileira” Txai Suruí é falsa indígena, foi flagrada em festa e tem namorado gringo #boato

“Índia brasileira” Txai Suruí é falsa indígena, foi flagrada em festa e tem namorado gringo #boato

“Índia brasileira” Txai Suruí foi flagrada em festa, é falsa indígena e tem namorado gringo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto prova que a “índia brasileira” Txai Suruí é uma falsa indígena. A imagem mostra ela em uma festa. Além disso, ela tem um “namorado gringo”.

Como o presidente Jair Bolsonaro se ausentou da COP26 (Conferência das Nações Unidas para discutir a questão das mudanças climáticas) em Glasgow, a principal presença brasileira nos primeiros dias do evento foi da indígena Txai Suruí.

Ativista do povo Paiter Suruí (residente em Rondônia e Mato Grosso), ela fez um discurso em que denunciou o assassinato de um guardião da floresta no Brasil e pediu mudanças drásticas para que se evite a destruição da Amazônia e do meio ambiente.

Após o discurso, Txai Suruí passou a ser atacada por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Em meio a críticas infundadas de que ela “foi a Glasgow falar mal do Brasil”, começaram a surgir publicações que apontavam que ela seria uma “falsa indígena”. A prova, em um dos casos, seria que ela foi flagrada em uma festa (balada). Em outros casos, mensagens apontam que ela tem um “namorado gringo”. Leia:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: Olha aí a “índia brasileira” que foi falar mal do seu país lá fora, fantasiada de “indígena vip”. Essa é a verdadeira fantasia dela: esquerdista gourmet, índia nas horas vagas. Versão 2: Mandaram uma “Índia ou Indies “ falar Mal do Bolsonaro na cop 26 mas Esqueceram de Combinar : maquiagem mal Feita , Casaco mexicano , e Namorado Gringo não Binário e Selfie de celular smartphone Obs :avisa o namorado que ele ,nem você aguenta 2 dias Na Mata Selvagem Brasileira

“Índia brasileira” Txai Suruí foi flagrada em festa, é falsa indígena e tem namorado gringo?

As publicações se espalharam em muitos grupos de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Só que, além de serem completamente “deselegantes”, as acusações são baseadas em informações falsas. A foto da moça em uma balada não é de Txai Suruí, a indígena não tem namorado gringo e tampouco é uma “índia falsa”.

Quem acompanhou perfis sobre Txai Suruí (como esse publicado no site da BBC Brasil) pode ver que ela é filha de um líder indígena, se tornou a primeira pessoa da sua etnia a cursar o ensino superior e sempre se posicionou a favor da preservação das florestas.

E aí vai a queda de um estereótipo: não é porque ela resolveu estudar e lutar pelos direitos de seu povo (utilizando as ferramentas possíveis no momento) que ela deixou de ser indígena. Ou você acha que o “verdadeiro índio” é aquele que “fica na aldeia esperando o homem branco o dizimar” (muita gente talvez preferisse assim” ou “lutando com flechas”?

Sobre o namorado, nem nisso a mensagem acerta. Como apontam publicações nas redes sociais de Txai Suruí, ela é namorada de um brasileiro. Trata-se de um fotógrafo paulista que vive há dois anos na Amazônia. É importante citar que toda conversinha de “não-binário” e “mata selvagem” não passa de “conversa pra gado dormir”.

Para “completar”, a foto na balada. Ela não é de Txai Suruí. Na realidade, pegaram imagens do Instagram de uma mulher trans de São Luís (MA) e começaram a falar que se trata de Txai Suruí. O fake é tão tosco que sequer retiraram o nome do perfil da pessoa na imagem que atribuem à indígena.

Resumindo: nem Txai Suruí é uma falsa indígena tampouco tem um “namorado gringo” ou foi “flagrada em uma balada” (vale apontar que se ela tivesse um namorado estrangeiro ou fosse a festas, não haveria nenhum problema). São informações falsas que estão circulando a fim de desqualificar o discurso dela na COP26.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: