Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra incêndio criminoso em loja Havan, de Luciano Hang #boato

Vídeo mostra incêndio criminoso em loja Havan, de Luciano Hang #boato

Boato – Unidade das Lojas Havan de Joinville (SC) pega fogo. Vídeo mostra imagens do incêndio criminoso, criado para atacar Luciano Hang.

No primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil, Cabo Daciolo foi uma figura muito presente nas redes sociais, principalmente por suas críticas ao suposto projeto da Ursal e aos Iluminnatis. Se você acompanhou as redes sociais durante o primeiro turno, com certeza viu o vídeo do próprio Cabo Daciolo criticando as lojas Havan (por conta de suas “Estátuas da Liberdade”). Parece que o candidato à Presidência não foi o único que ficou “pistola” com a empresa. Pelo menos é o que aponta um vídeo que circula online.

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o que seria um incêndio criminoso em uma unidade das Lojas Havan. Há versões que falam que o caso ocorreu em Joinville (SC). Outras versões falam em Barra Velha (SC) e Cascavel (PR). Independentemente do local, as imagens seriam a prova de que o incêndio foi criminoso. Confira:

Versão 1: “Tocaram fogo na loja da Havan do Luciano Hang, é a maior loja do grupo na Br 101 próximo a Joinville SC”. Versão 2: “Daqui até domingo se preparem para o caos que os petistas irão fazer no Brasil, isto é café pequeno. Loja do depósito central, tocaram fogo na Havan em Barra Velha SC”. Versão 3: “Empresário da HAVAN após ter sido citado pela Folha de São Paulo em ter financiado Bolsonaro fato que não foi provado e até o empresário já está nas redes sociais dizendo que vai processar a Folha de São Paulo , coincidentemente um de seus estabelecimentos está sendo consumido por incêndio!”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vídeo mostra incêndio nas lojas Havan de Joinville?

É claro que o vídeo deu bastante o que falar, ainda mais pelas polêmicas envolvendo as lojas Havan (que foi acusada de coagir funcionários a votarem em Bolsonaro e a impulsionar posts em redes sociais a favor do candidato do PSL). Mas será que alguém realmente “inconformado com a situação” resolveu colocar fogo na loja? A resposta é não.

Vamos lá! Para começo de tudo, a história apresenta as principais características de boatos online: é vaga, alarmista, com erros de português, pedidos de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Resolvemos pesquisar mais sobre o assunto, mas a realidade é que não encontramos nenhuma notícia sobre o tema na mídia.

E para não dizerem por aí que não nos esforçamos, também fomos até a página oficial de Luciano Hang (dono das lojas Havan), que atualiza as suas redes sociais com certa frequência, mas nada encontramos. E, convenhamos, se um incêndio dessas proporções tivesse realmente atingido alguma de suas lojas, ele seria o primeiro a se pronunciar sobre o assunto (ainda mais o incêndio sendo criminoso).

Ao buscarmos pelo vídeo, descobrimos que, de fato, ele é real e recente, porém, não tem nada a ver com as lojas Havan, nem em Joinville, nem em Barra Velha e muito menos em Cascavel. Na realidade, as imagens mostram um incêndio em Hortolândia (SP).

No dia 20 de outubro de 2018, sábado, um incêndio de grandes proporções atingiu a indústria farmacêutica EMS na cidade de Hortolândia (SP). Apesar de o fogo ter destruído bastante coisa, ninguém ficou ferido.

E, bem, apesar das lojas Havan de Hortolândia (SP) serem próximas da fábrica da EMS (cerca de 1 km), o incêndio não ocorreu nas lojas de Luciano Hang. O que ocorreu, na realidade, é que uma pessoa que estava passando pelas lojas Havan viu o fogo e gravou o vídeo de um ângulo “enganoso”, dando a entender que o incêndio ocorria no local.

Em resumo: a história que diz que as lojas Havan de Joinville (SC) foram incendiadas é falsa. O vídeo é real, mas não tem nada a ver com as lojas Havan. As imagens, na verdade, mostram um incêndio na fábrica da farmacêutica EMS, no dia 20 de outubro de 2018. Sendo assim, #boato. Não compartilhe!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.