Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > ID Jovem é um benefício disponível para todos os jovens entre 16 e 29 anos do Brasil #boato

ID Jovem é um benefício disponível para todos os jovens entre 16 e 29 anos do Brasil #boato

Boato – Todos os jovens entre 16 e 29 anos do Brasil podem desfrutar do benefício ID Jovem para ter descontos em viagens e shows. 

Quem nunca ouviu aquele ditado: de graça até injeção na testa? Pois é, o brasileiro tem uma relação íntima com promoções, principalmente se houver algo gratuito como recompensa no final. E nem precisa comprar 1 para ganhar o segundo.

Se houver distribuição de seja lá o que for na rua e o brasileiro estiver passando por perto, é bem provável que ele pare, ao menos para saber do que se trata. Então, você já deve imaginar o rebuliço que a notícia de que uma carteirinha para jovens que concede descontos no país inteiro causou, não é mesmo?

Bem, de acordo com várias postagens que estão circulando nas redes sociais, o governo federal estaria disponibilizando um benefício chamado ID Jovem, que estaria disponível para todos os jovens de 16 a 29 anos em todo o país. Confira trechos da mensagem:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

ATENÇÃO A TODOS, LEIAM. Existe um benefício que claro o governo não informa a todos porque aqui este país é uma merda benefícios eles não divulgam , mas cobrança correio nunca atrasa né ! Esse benefício é conhecido como ID JOVEM. Jovens entre 16 e 29 anos pode adquirir. O que há de benefícios? Meia entrada apenas 50% do valor você será cobrado em: – Cinemas; -eventos culturais (teatros, museus entre outros); – jogos de futebol; -shows.

100% Gratuito em : gratuidade em viagens estaduais (lembrando as viagens ter que ser de um estado pra outro não vale pro mesmo estado), não existe limite viaje quantas vezes você quiser , vocês não pagarão o valor da passagem pagará apenas a taxa de embarque e o pedágio que a rodovia que liga o estado de seu destino ao outro destino cobra que no caso nunca passam do valor de 30$.

Lembrando no caso de shows, eventos culturais , viagens e jogos de futebol é necessário comprar com 2 dias de antecedência para o benefício entrar para facilitar em caso de viagens já comprem ida e volta. Lollapalooza Brasil já aceita esse benefício também. Entre outras Raves que acontece no país.

ID Jovem é um benefício disponível para todos os jovens entre 16 e 29 anos do Brasil?

Essas publicações até nos deixaram com vontade de viver (e emitir logo uma carteirinha dessas, para poder colocar em prática a ideia anterior). Com tantos descontos e benefícios, o tal ID Jovem até lembra um carteira estudantil, não é mesmo? Mas será que tudo isso é verdade? Bem, sei que muita gente vai ficar frustrada, mas a notícia é parte verdadeira e parte falsa. Se você quiser saber mais detalhes, continua lendo.

Vamos lá! A parte verdadeira (e boa) de toda essa história é que o benefício ID Jovem existe, de fato. E, além disso, ele também concede descontos em eventos artístico-culturais e esportivos, bem como gratuidade em viagens de ônibus para outros estados. Vale ressaltar que há na Câmara, um projeto para ampliar os direitos previstos pelo benefício, concedendo isenção na taxa de inscrição para concursos públicos.

Mas, bem, o fato é que as publicações que começaram a surgir nas redes sociais também apresentavam muitas informações equivocadas. Ao contrário do que foi divulgado, o benefício não é concedido a todos os jovens e muito menos está a um cadastro da realização desse “sonho”!

A Identidade Jovem, também conhecida como ID Jovem, é regulamentada pelo decreto n. 8.537/2015 e é destinada aos jovens carentes. Para ter acesso ao benefício, porém, a pessoa precisa atender algumas exigências, como ter renda máxima de 2 salários mínimos na família (se você não morar com sua família, o cálculo é feito com base nos moradores que vivem com a pessoa).

Para conseguir emitir a carteirinha, a pessoa também precisa estar cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, a pessoa precisa estar com o cadastro atualizado há, no mínimo, 24 meses, ou seja, 2 anos. Do contrário, não pode ter acesso ao benefício.

Outra detalhe não descrito nas publicações: as empresas de ônibus possuem uma reserva máxima para conceder o benefício. De acordo com o programa, elas são obrigadas a reservar 2 vagas gratuitas e 2 vagas com 50% de desconto. Ou seja, esse número não é infinito.

Em resumo: o benefício realmente existe, mas não é destinado a todos os jovens, como as publicações estão sugerindo ou não deixam claro. Se você é beneficiário do governo, aproveite! Caso contrário, não tente fraudar. Quem tentar fraudar o sistema (mentindo a renda familiar, por exemplo) está cometendo uma infração e, bem, isso não parece muito legal (ou correto) para quem critica tanto a corrupção no país. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.