Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo de homem que perdeu perna em acidente de moto e quer atingir 2 milhões de acessos está sendo compartilhado de forma errada no WhatsApp

Vídeo de homem que perdeu perna em acidente de moto e quer atingir 2 milhões de acessos está sendo compartilhado de forma errada no WhatsApp

Homem sem perna vai conseguir prótese se você compartilhar vídeo no WhatsApp e ele atingir 2 milhões de acessos, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Homem que perdeu perna em acidente de moto vai ganhar prótese se você compartilhar vídeo e ele atingir 2 milhões de visualizações. 

  Análise

Muita gente está compartilhando no WhatsApp um arquivo em vídeo de um homem que está em uma cadeira de rodas. O motivo é nobre: o próprio homem pede que o vídeo seja compartilhado para que ele consiga uma prótese para substituir a sua perna esquerda.

No vídeo, ele (que é muito simpático) conta que perdeu a perna em um acidente de moto, mas não pede doação e nem Pix. Ele pede apenas o compartilhamento porque, de acordo com o mesmo, conseguiria “resolver o problema” se chegasse a 2 milhões de visualizações. “Não custa nada”, diz a descrição do vídeo. Leia a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que Aphelion chega amanhã e vai trazer frio

Bom dia, boa tarde, boa noite. Perdi a perna no acidente de moto. E eu preciso colocar uma prótese. E conto com a ajuda de você. Não, você não precisa mandar Pix, não precisa mandar dinheiro basta você compartilhar esse vídeo com pelo menos de vinte a cinquenta pessoas. Se esse vídeo atingir dois milhões de acesso eu creio que eu consigo resolver o meu problema aqui. Agradeço a colaboração de tudo. Obrigado 

Checagem

O vídeo está sendo muito compartilhado e a história da pessoa está sendo bem divulgada. A partir daí, vamos responder às seguintes questões: 1) Quem é a pessoa que está no vídeo? 2) Qual era a ideia do homem para conseguir a prótese? 3) O homem sem uma perna vai conseguir a prótese se você compartilhar o vídeo no WhatsApp?

Quem é a pessoa que não tem uma perna que está no vídeo?

Graças à marca d’água em algumas versões do vídeo, conseguimos identificar o homem como do perfil do TikTok @marcal2345per. Ao acessar a página, descobrimos o perfil do homem, identificado como Marçal Pereira. Ele, de fato, não tem uma perna.

Qual era a ideia do homem para conseguir a prótese?

Não sei se você sabe, mas o TikTok paga por visualizações de vídeos para usuários que têm mais de 10 mil seguidores. Por isso, inferimos que a pessoa esperasse que se o vídeo dele tivesse 2 milhões de visualizações, ele ganharia uma recompensa suficiente para comprar uma prótese. No momento que acessamos a página, ele, infelizmente tinha 4 mil visualizações em cada vídeo no qual havia feito o anúncio.

O homem sem uma perna vai conseguir a prótese se você compartilhar o vídeo no WhatsApp?

Não. Primeiro, porque da forma que o conteúdo está sendo compartilhado, com as pessoas baixando o vídeo e jogando no WhatsApp, o perfil de Marçal não ganhará visualizações. Segundo, porque se a ideia era ganhar com visualizações no TikTok, a pessoa teria que ter, no mínimo, 10 mil seguidores (quando acessamos o conteúdo, ele tinha 4 mil).

Porém, nem tudo está perdido. Há alguns caminhos para a pessoa alcançar o êxito. Alguém pode se comover com a história e doar uma prótese para ele (ou mesmo fazer uma doação em dinheiro, mesmo sem ele pedir) ou, ainda, as pessoas podem passar a acessar o conteúdo dele no TikTok e compartilhar o link certo (mesmo assim, 2 milhões de visualizações é muita coisa para ser atingida) e o seguir. Vamos colaborar e deixar o embed do vídeo que ele queria que fosse visto (quem sabe não aumentam as visualizações):

@marcal2345per♬ som original – Marçal Pereira

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Infelizmente, continuar compartilhando o vídeo do homem que perdeu a perna em um acidente de moto no WhatsApp não vai ajudar em nada. O certo seria compartilhar o link da postagem original do TikTok (e ainda contar com a sorte) ou fazer uma doação. O WhatsApp não vai pagar nada para o homem e nem vai contabilizar visualizações.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm