Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Homem esfaqueou cachorro em bar do Brasil (Ceará) e foi preso #boato

Homem esfaqueou cachorro em bar do Brasil (Ceará) e foi preso #boato

Boato – Homem esfaqueia cachorro em bar no Ceará e é preso por maus tratos. Vídeo compartilhado na web mostra agressão.

Não são raras as vezes em que vídeos de maus tratos contra animais causam revolta nas redes sociais. A história do cãozinho “Manchinha”, que morreu após ser agredido por um segurança do Carrefour, não é a única (infelizmente). Aliás, volta e meia um caso ganha repercussão na internet.

O último deles aponta para o vídeo de um homem esfaqueando um cachorro. Junto às imagens, circula a informação de que o vídeo foi gravado no Brasil, além de pedidos de compartilhamento para localizar o agressor. Outra versão, que acompanha uma suposta notícia do Portal G1, diz que o homem foi preso no Ceará. A publicação chega a identificar o agressor. Leia o que diz a publicação:

Versão 1: HOMEM QUE ESFAQUEOU O CACHORRO É PRESO A FILMAGEM FOI PÚBLICADA POR ZAP POR VÁRIAS PESSOAS ESSES DIAS NÃO FOI NO MÉXICO COMO TODOS PENSAVAM OCORREU EM AGOSTO DE 2016 E ESSES DIAS TEVE MUITA REPERCUSSÃO CONDENADO A DOIS ANOS E JÁ DEVE ESTAR SOLTO

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: Homem é preso no Ceará, após maltratar cachorro de rua Após dar uma facada em um cachorro de rua, João Aparecido, 42 anos, foi preso e será condenado por maus tratos, cuja pena é de 2 anos de detenção. O cachorro foi levado à clínica veterinária e depois liberado, com ferimento leve, apesar da violência que sofreu, passa bem.

Homem esfaqueou cachorro em bar do Brasil (Ceará) e foi preso?

É claro que muita gente compartilhou a informação acreditando que estava fazendo uma “boa ação”, assim como acreditaram que se tratava de um caso real. Mas a verdade é que a história está cheia erros. Entenda os porquês.

Antes de começar, saiba que o vídeo ganhou repercussão na internet, após a apresentadora Xuxa, revoltada com o episódio, compartilhar as imagens em sua conta no Instagram. É claro que não demorou muito para o vídeo viralizar e seguir aquele enredo clássico: “compartilhe para ele ser preso”.

Ao buscar mais informações sobre o caso, descobrimos que (infelizmente) o vídeo é real. Mas, ao contrário do que se imagina, o episódio não aconteceu no Brasil. Inclusive, não adianta compartilhar as imagens “para ele ser preso” porque as autoridades já estão atrás do sujeito.

Pois bem, o caso aconteceu em Piedras Negras, Coahuila, no México. Assim como no Brasil, a história causou revolta e repercussão na imprensa. A repercussão foi tanta que o governo local, em um comunicado, prometeu providências. Vale dizer que o agressor já foi identificado e que as autoridades locais seguem acompanhando o caso.

Para sepultar o boato, saiba que quando o vídeo começou a circular com a informação de que as imagens foram registradas no Brasil, o G1 Fato ou Fake, serviço de checagem do Grupo Globo, desmentiu a informação.

Resumindo: você pode até ficar indignado, mas não adianta compartilhar achando que foi no Brasil ou que o sujeito já foi preso porque o caso aconteceu no México. Ou seja, a história é falsa e você caiu em um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.